A Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA) trabalha com um projeto de expansão dos cursos e treinamentos que deverá integrar os grupos de trabalho (GT) de Comunicação e Formação Sindical em 2021. O assunto foi tratado em reunião realizada com representantes sindicais na noite desta terça-feira (01/12). Segundo a presidente da FNA, Eleonora Mascia, essa composição está no planejamento para 2021, assim como ajustes na agenda de encontros mensais do Conselho de Representantes.
Segundo o coordenador do GT de Formação Sindical e diretor da FNA, Danilo Matoso, a ideia é oferecer opções de formação aos associados dos sindicatos e buscar convênios de alcance nacional que viabilizem ampla e diversa adesão. “Precisamos nos reestruturar em função da realidade política que tem desdobramentos financeiros para o movimento sindical”, alertou, ressaltando a importância de ampliação da base de associados e da busca de novas fontes de receita para o movimento. Outros temas de formação giram em torno das políticas da FNA e dos sindicatos, como Athis e o uso de softwares livres.
Durante o encontro, a secretária de Educação e Comunicação, Fernanda Lanzarin, apresentou o resultado da Campanha de Valorização Sindical e dos projetos da pasta cumpridos em 2020. “Tivemos um feedback positivo em um ano diferente, onde várias coisas aconteceram. O que se viu foi um movimento integrado entre os sindicatos e a federação e isso não me lembro de ver na história recente da FNA”, ponderou. Além das campanhas para redes sociais, a comunicação reformulou o site de alguns sindicatos e agiu na divulgação de pautas regionais em outros.
Entre os planos apresentados pelo GT da Comunicação para 2021 está a realização de uma pesquisa para identificação do perfil do novo arquiteto e urbanista e de produção e de manutenção de suporte de conteúdo aos sindicatos.