Frente às instabilidades verificadas, nesta terça-feira (10/10), durante o processo de votação das Eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) 2023, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) acompanha a resolução do caso e aguarda o anúncio da nova data para o pleito de forma a garantir segurança e democracia. Conforme deliberação da Comissão Eleitoral Nacional (CEN-CAU/BR), a eleição em curso foi oficialmente adiada e uma nova data será divulgada assim que informações técnicas que garantam a estabilidade do sistema forem enviadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Até às 15h desta terça-feira, apenas 21.819 votos foram computados no Sistema “VotaOnline”, valor que significa uma parcela de apenas 10% dos arquitetos e urbanistas aptos a participar.
A FNA reforça a importância da adesão de todos os arquitetos e urbanistas nesse processo, que representa a escolha do futuro do conselho profissional, e compreende a necessidade de mudança na data de votação, uma vez que, só assim, poderão ser evitados prejuízos ao processo de escolha dos conselheiros nos estados e Distrito Federal. Alerta, no entanto, que a falha na organização da eleição precisa ser apurada.
A federação e seus sindicatos defendem a organização de uma eleição segura e acessível, a fim de garantir a todos a preservação do direito ao voto. Conscientes da relevância do processo democrático pelo qual estamos passando, solicitamos a todos os profissionais que se mobilizem, escolham o grupo que melhor representa seus ideais e projetos e que fiquem atentos às informações oficiais que serão divulgadas em breve.
Escolha o futuro do seu conselho. Vote!
Foto: Freepik