Qualquer maneira de amor (arquitetura) vale a pena

O ArqPop, um projeto fomentado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) com o objetivo de popularizar a arquitetura e. o urbanismo divulgando trabalhos promovidos por arquitetxs e urbanistas, desenvolvidos de maneira solo ou em parceria com outros profissionais, voltados para o atendimento das mais diferentes demandas da sociedade.

Para esta primeira edição queremos reunir trabalhos que expressem a pluralidade e a diversidade da arquitetura e do urbanismo em todo território brasileiro. Estes trabalhos serão divulgados periodicamente no Portal ArqPop a ser lançado em novembro de 2022, durante o 46º ENSA – Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo promovido pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas.

Compartilha o teu trabalho com a gente e conta para nós como ele contribuiu para a popularizar a arquitetura através deste link https://forms.gle/6vsSAsMVfH16BTD46 

Objetivos do Portal arqpop:
• Ampliar o escopo da categoria, dando visibilidade e reconhecimento aos profissionais;
• impulsionar a atuação junto à população de rendas média e baixa, ou seja, para as quais é necessário desenvolver arranjos de trabalho específicos para o atendimento das demandas, sejam elas individuais ou coletivas, que contemplem espaços privados e públicos;
• investigar processos de trabalho e produtos que possam atender aos 90% da população que nunca contratou arquitetos;
• publicar, difundir, fomentar e multiplicar as diversas frentes de atuação dos arquitetos e urbanistas;
• congregar profissionais, empresas, entidades e organizações populares para se tornar uma ferramenta de divulgação e debate dessas práticas diversas;
• fomentar a difusão de culturas próprias dessas novas fronteiras de atuação profissional, dando visibilidade e reconhecimento às boas práticas em cada uma delas.

Confira o manifesto a seguir:

O arqpop é um portal voltado à divulgação e ao fomento da atuação de arquitetos e urbanistas em variados campos de trabalho e camadas da população. Tem por objetivo ampliar o escopo da categoria, dando visibilidade e reconhecimento aos profissionais. Busca, sobretudo, impulsionar a atuação de arquitetos e urbanistas junto à população de rendas média e baixa, responsáveis por cerca de três quartos de nossas cidades e que hoje têm pouco ou nenhum contato com esses profissionais.
Pelo menos 70% das cidades brasileiras hoje são construídas informalmente, e apenas 10% da população contrata arquitetos e urbanistas. Enquanto isso, com a abertura de centenas de novos cursos, o número de profissionais no país praticamente triplicou na última década. É preciso expandir a atuação dos arquitetos e urbanistas para além dos formatos tradicionais e para além das camadas sociais usualmente atendidas.

Se por um lado, é necessário publicar, difundir, fomentar e multiplicar as diversas frentes de atuação dos arquitetos e urbanistas. Já que além de elaborar projetos arquitetônicos, esses profissionais também planejam, calculam, orçam, constroem, analisam, periciam, gerenciam, avaliam, organizam, atuam politicamente, etc..

Por outro lado, esse amplo escopo de atuação pode e deve envolver a investigação de processos de trabalho e produtos que possam atender aos 90% da população que nunca contratou arquitetos. Tal atuação inclui, evidentemente, aquela contemplada pelas políticas de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), mas envolve também outras faixas de renda, para as quais é necessário desenvolver arranjos de trabalho específicos em escritórios populares economicamente sustentáveis.

O arqpop visa a congregar profissionais, empresas, entidades e organizações populares para se tornar uma ferramenta de divulgação e debate dessas práticas diversas. Busca-se fomentar a difusão de culturas próprias dessas novas fronteiras de atuação profissional, dando visibilidade e reconhecimento às boas práticas em cada uma delas.

Os arquitetos e urbanistas podem ajudar a construir um mundo melhor, menos desigual, mais saudável e sustentável. Acreditamos que há campo de trabalho para todos, e que qualquer maneira de ser arquiteto e urbanista vale a pena. Vamos trabalhar juntos? Junte-se a nós!

Rolar para cima