Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano do Saergs será entregue no dia 19 de novembro

O Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul (Saergs) reconhecerá, no dia 19 de novembro, a partir das 19h, os vencedores do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2021 e 2022. As láureas, que procuram homenagear profissionais que tenham se destacado na promoção e defesa da arquitetura e do urbanismo, serão entregues durante a Trienal de Arquitetura de Porto Alegre (RS), no Theatro São Pedro. Serão homenageados, pela edição 2021, a ONG Arquitetos Voluntários, o arquiteto e urbanista Hermes de Assis Puricelli e o advogado trabalhista, que atua pela causa sindical, Filipe Diffini Santa Maria. Pela edição 2022, serão agraciados os arquitetos e urbanistas Günter Weimer, pelo setor público, Juliana Betemps e Cristiane Rauber, da Escaiola Arquitetura Rara, pelo setor privado, e Maríndia Izabel Girardello, em memória.

““É um desafio retornarmos aos encontros presenciais, depois de inúmeras perdas enfrentadas durante a pandemia da Covid-19, tanto pela sociedade quanto pela nossa categoria. Mas não deixa de ser um alívio este retorno. Quanto ao prêmio, queremos reconhecer profissionais que tiveram uma atuação essencial pela arquitetura no Rio Grande do Sul, impactando com seus trabalhos as áreas científicas, políticas, sociais e tecnológicas gaúchas. O prêmio é uma ação para valorizar o alcance social e humano da arquitetura à serviço da população”, explica o presidente do Saergs e membro do Conselho Curador, Evandro Babu Medeiros. O Conselho ainda é composto pelo vice-diretor de Assuntos Trabalhistas da entidade, André Huyer, pela 2ª conselheira fiscal, Maria Teresa Peres de Souza, e pelos ex-presidentes Eduardo Bimbi e Andréa dos Santos. Devido a pandemia da Covid-19, os prêmios de 2021 serão entregues junto aos de 2022.

A solenidade ainda terá a entrega do Prêmio IAB, Prêmio AAInteriores e a 4ª Edição do Prêmio CAU/RS, entidade que promove a Trienal na capital gaúcha. Confira mais informações sobre os homenageados.

Arquiteto e Urbanista do Ano Saergs 2021

Destaque de atuação em arquitetura e urbanismo
Hermes de Assis Puricelli
Formado em 1978, Puricelli dedicou boa parte de sua carreira como arquiteto e urbanista ao setor público. Foi estatutário na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, presidente do Saergs no triênio 1983-1986 e, hoje, é representante da entidade no Conselho do Plano Diretor da capital gaúcha. Sempre defendeu uma cidade justa para todos, a importância da arquitetura e do urbanismo para a sociedade e o interesse público no planejamento urbano.

Destaque na atuação no enfrentamento da pandemia
Arquitetos Voluntários
Durante a pandemia da Covid-19, a ONG Arquitetos Voluntários elaborou projetos de enfrentamento da pandemia, dando assistência, principalmente, na área de saúde pública. Foram desenvolvidas salas de descompressão, onde médicos, enfermeiros e técnicos podiam descansar, clínicas com ambientes seguros e dormitórios e alojamentos nos hospitais gaúchos. O reconhecimento é pela filantropia e valorização da profissão no que diz respeito a uma melhor qualidade de vida para profissionais e para a população. Representam a ONG, dentre vários profissionais que nela atuam, a empresa de arquitetura porto-alegrense BG Arquitetura, formada pelas arquitetas e urbanistas Mádia Santos Borges, Cynthia Nadhiene Garcia e Rosandra Gaspodini e equipe.

Destaque em contribuição ao SAERGS
Filipe Diffini Santa Maria
Advogado Trabalhista, Santa Maria atuou e atua em causas judiciais de interesse do Saergs e da categoria dos arquitetos e urbanistas, como manutenção da sede e ações coletivas. Venceu relevantes disputas como, por exemplo, uma ação contra a Caixa Econômica Federal, que se recusava a empossar os arquitetos aprovados e classificados em concurso. Desde o ano de 2005 assessora a entidade sindical e criou com o Saergs uma relação de parceria em favor das lutas classistas.

Arquiteto e Urbanista do Ano Saergs 2022

Setor Público
Günter Weimer
Arquiteto e urbanista, escritor, professor universitário e pesquisador, Weimer se formou pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), se especializou em Desenho Industrial pela Hochschule für Gestaltung, na Alemanha, e fez doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de São Paulo (USP). É professor da UFRGS e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), onde produziu e segue produzindo trabalhos e pesquisas sobre a prática e os históricos e patrimoniais da arquitetura. É autor e organizador de mais de 40 livros e também foi presidente do IAB-RS, de 1970 a 1971.

Setor Privado
Juliana Betemps e Cristiane Rauber, da Escaiola Arquitetura Rara
Juliana cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Cristiane cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Feevale. Juntas, as profissionais criaram a Escaiola Arquitetura Rara em 2013, que tem foco na área da Arquitetura de Restauração, primando pela preservação do Patrimônio Material e Imaterial. O escritório engloba projetos de arquitetura, produção cultural, gestão e desenvolvimento de restauro e conservação, consultorias e oficinas para público leigo e especializado.

Trajetória (in memorian)
Maríndia Izabel Girardello
Maríndia cursou Arquitetura e Urbanismo na UFRGS e atuou em Erechim (RS), onde se estabeleceu por 27 anos. Na cidade, atuou na Construtora Gaúcha e foi presidente e diretora da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Erechim (SEAE). De 2003 até 2022 atuou em Porto Alegre (RS), desenvolvendo trabalho como assessora no CREA-RS e como gerente no CAU/RS desde o início da instalação do conselho próprio dos arquitetos. Foi diretora em diversos mandatos no Saergs. Sempre interessada em pesquisar as razões da arquitetura, desenvolveu uma extensa pesquisa que rendeu o livro “A Construção de Erechim: um olhar sobre a história da arquitetura – de 1910 a 1960”. A profissional faleceu em setembro de 2022 devido a um tumor no cérebro.

Rolar para cima