Colóquio vai debater arquitetura popular e políticas de habitação durante o 46º ENSA

Com o objetivo de discutir o papel dos arquitetos e urbanistas nas políticas de habitação atuais e fazer um balanço da agenda da moradia no pós-pandemia, o colóquio “Projetar, Construir, Morar: Arquitetura e Políticas de Habitação” integra a programação do 46º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA). A programação contará com duas mesas de debates, nos dias 24 e 25 de novembro, uma exposição sobre arquitetura habitacional soviética da década de 1920 e uma mostra de curtas do cineasta e arquiteto Sérgio Péo no dia 26 de novembro, todas as atividades começam às 19h30. O colóquio será realizado de forma híbrida, com público presencial no Salão Alvorada do Brasília Palace Hotel e on-line na plataforma Zoom. Também haverá transmissão pelo canal no YouTube da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e a programação é aberta a profissionais, movimentos sociais e população em geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição neste formulário.

Novas formas de morar para uma nova sociedade
Durante a abertura do 46º ENSA, o Salão Alvorada também recebe a exposição “Arquitetura Habitacional da URSS: concurso entre camaradas 1926”, com oito projetos de um concurso organizado pela União dos Arquitetos Contemporâneos. As propostas exploram cozinhas e lavanderias coletivas, creches, salas de estar e quartos de hóspedes comuns, conforme as propostas dos profissionais Moisei Ginzburg Georgi Vegman, Vyacheslav Vladimirov, Nina Vorotyntseva, Raisa Polyak, Alexander Nikolsky, Andrey Ol, Alexander Pasternak, e Ivan Sobolev. Com apoio da FNA, a mostra é fruto de uma parceria entre o MALOCA – Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Brasil) e os grupos Brigada Acadêmica Interdisciplinaria (BAI) da UAM Azcapotzalco (México), Universidad Bolivariana (Venezuela) e Taller Libre de Proyecto Social, da UBA (Argentina). 

A exposição vem ocorrendo em diversas universidades do país como Foz do Iguaçu (PR), Goiás (GO), Palmas (TO), Natal (RN), São João del Rei (MG), Juiz de Fora (MG), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Cascavel (PR). Uma das idealizadoras da exposição, a arquiteta e urbanista e professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) Andréia Moassab debaterá as relações entre as propostas e as perspectivas atuais de políticas de moradia na quinta-feira (24/11), a partir das 19h. 

Debatendo a moradia, as políticas habitacionais e o papel dos arquitetos
“A habitação social e o direito à moradia, principais bandeiras dos sindicatos de arquitetos e urbanistas, são as principais pautas dos nossos encontros. Traremos à pauta programas e ações que fizeram diferença na vida de inúmeras famílias, discutindo as atuais políticas de moradia e o papel dos arquitetos e urbanistas nesse cenário”, explica a diretora coordenadora dos Arquitetos e Urbanistas do Distrito Federal (Arquitetos-DF) e mediadora do primeiro debate, Luciana Jobim.

Para fazer um balanço de experiências bem sucedidas do Minha Casa Minha Vida Entidades, a mesa no dia 24 de novembro terá a presença do ex-prefeito de Rio Grande (RS) e deputado federal eleito (PT/RS), Alexandre Lindenmeyer; do professor da Universidade de Brasília (UnB) Benny Schasberg apresentando uma avaliação crítica do Plano Distrital de Habitação de Interesse Social (Plandhis); da coordenadora da União Nacional por Moradia Popular (UNMP) Evaniza Rodrigues debatendo a PEC da Moradia que ainda está tramitando no Congresso Nacional; e do conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU Brasil) Ricardo Mascarello, apresentando o programa Mais Arquitetos e a inserção profissional dos arquitetos no contexto de moradia popular.

A Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis) será o tema da segunda mesa do colóquio, no dia 25 de novembro. “A Athis não é apenas uma necessidade da população brasileira, mas também um campo de atuação que precisa ser mais comum e popular para os arquitetos. Trabalhar com assistência técnica não é uma ação voluntária, mas sim o nosso compromisso social de construir cidades para todos”, afirma a diretora de Políticas Públicas do Arquitetos-DF, Mariana Bomtempo, que mediará a segunda sessão.

A mesa abordará a presença da categoria na atuação pela assistência técnica e apresentará o portal ArqPop, uma iniciativa da FNA pela disseminação de informações e notícias a respeito da arquitetura popular. Participam do debate o Secretário de Organização e Formação Sindical da Federação, Danilo Matoso, e as arquitetas e urbanistas responsáveis pelo projeto, Karla Moroso e Taiane Beduschi. Compõe o debate os egressos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Governo do Distrito Federal Sandra Marinho e Gustavo Franco, relatando as experiências com Athis dentro do poder público; a coordenador do movimento “Arquitetos por Moradia” e do projeto “5.570 Municípios com Athis”, Claudia Pires; o arquiteto e urbanista e representante do CAU/RS Paulo Soares, apresentando a iniciativa Nenhuma Casa Sem Banheiro; e a deputada federal eleita (PT/RS) e arquiteta e urbanista Denise Pessoa, discutindo os aperfeiçoamentos do arcabouço legal da categoria.

Mostra Sérgio Péo: 50 anos de carreira
No terceiro dia de programação aberta do colóquio (26/11), serão exibidos três curtas do arquiteto e cineasta Sérgio Péo: Pira (1972, 14 min, Super 8/digitalizado), Associação dos moradores de Guararapes (1979, 11min, 35mm/digitalizado) e Rocinha Brasil 77 (1977, 19min). A mostra é uma pequena homenagem aos 50 anos de carreira do profissional, uma figura central na construção de políticas públicas em defesa do cinema nacional, em especial do curta-metragismo, Péo desenvolveu uma estética do grito e da provocação contra a ordem militarizada que se fortaleceu na ditadura civil militar brasileira, praticando o cinema como uma forma expressiva mais próxima da ação do que da representação. A sessão contará com a presença do cineasta e de Liz Sandoval, do coletivo brasiliense Cinema Urbana.

Colóquio Projetar, construir, morar: arquitetura e políticas de habitação
Resumo da programação:

Quinta-feira, 24 de novembro
19h Mesa de Abertura do ENSA.
Abertura da Exposição Arquitetura Habitacional da URSS: concurso entre camaradas 1926
Andreia Moassab (Unila)
19h30 Mesa de debates: políticas habitacionais
Alexandre Lindenmeyer (PT/RS)
Benny Schasberg (FAU/UnB)
Marcia Lucena (ex-prefeita de Conde/PB)
Evaniza Rodrigues (UNMP)
Ricardo Mascarello (CAU/SE)
Mediação: Luciana Jobim

Sexta-feira, 25 de novembro
19h30 Mesa de debates: Arquitetura popular e Athis
Danilo Matoso, Karla Moroso, Taiane Beduschi (ArqPop/FNA)
Sandra Marinho e Gustavo Franco (ArquitetosDF)
Claudia Pires (Arquitetos por Moradia)
Denise Pessoa (PT/RS)
Paulo Soares (CAU/RS)
Mediação: Mariana Bomtempo

Sábado, 26 de novembro
18h – Mostra Sérgio Péo: 50 anos de carreira
Pira (1972, 14 min, Super 8/digitalizado),
Associação dos moradores de Guararapes (1979, 11min, 35mm/digitalizado)
Sessão comentada e debate
Sérgio Péo – cineasta e arquiteto e urbanista
Liz Sandoval – Cinema Urbana

Será considerado a presença para emissão de certificados de participação somente nos dias 24 e 25 de novembro.

Rolar para cima