Nova gestão FNA: Reforçar as bandeiras de luta e batalhar pela melhoria das cidades

“Depois de passarmos por alguns anos de retrocesso em nosso país, que nos levou ao patamar da fome, da miséria, da falta de controle social e da precarização da moradia, nós agora estamos com mais esperança para seguir com nossas bandeiras de luta por um Brasil melhor. Vamos trabalhar ao lado de quem se preocupa com a vida da sociedade e da melhoria das cidades”. Foi com esse discurso e com o objetivo de ampliar espaços de discussão, políticas públicas e a democratização da arquitetura, que a arquiteta e urbanista gaúcha Andréa dos Santos assumiu a presidência da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) neste sábado (26/11). A cerimônia de posse aconteceu durante o 46º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), em Brasília (DF).

Ao lado de outros 15 arquitetos e urbanistas, de diferente regiões, a chapa “Vamos precisar de tod( )s” assume a diretoria executiva da Federação para a gestão 2023-2025 no dia 1º de janeiro. Andréa é natural de Rio Grande (RS) e formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 1993. Foi presidente do Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul (Saergs) entre 2014 e 2016, integrou a direção nacional da Central Única de Trabalhadores (CUT) e foi diretora da Confetu/CUT. Profissionalmente, atua como assessora técnica do monitoramento nacional do programa de habitação nos Assentamentos da Reforma Agrária do Incra.

Ainda durante a posse, a profissional ressaltou a necessidade de fortalecimento do movimento sindical no mundo do trabalho do arquiteto e arquiteta urbanista. “Vamos engrossar as linhas dos nossos sindicatos e recuperar a força das entidades em defesa dos trabalhadores. Nos propomos a fazer um coletivo e estaremos de mãos dadas com todos os trabalhadores e trabalhadoras, buscando atender as famílias em todos os cantos de nossas cidades, nas favelas, no meio rural e nas comunidades. É a importância dos arquitetos e da arquitetura chegando a quem mais precisa. Vamos trabalhar com quem e por quem luta pela mudança na sociedade. Precisamos de todos”.

Confira a chapa completa que assume a diretoria.

Diretoria Executiva 2023-2025
Presidência: Andréa dos Santos
Vice-Presidência: Maurilio Ribeiro Chiaretti
Secretaria Geral: Dânya Regina Rodrigues da Silva
Secretaria de Finanças: Fernanda Lanzarin
Secretaria de Políticas Públicas e Relações Institucionais: Luciana Jobim Navarro
Secretaria de Relações do Trabalho, Mobilização e Inserção Profissional: Matheus Guerra Cotta
Secretaria de Organização e Formação Sindical: Paolo Giovanni Portela Pellegrino
Secretaria de Educação, Cultura e Comunicação Sindical: Edinardo Rodrigues Lucas

Suplente da Diretoria Executiva
Gilcinea Barbosa Conceição
Rodrigo Cunha Bertamé Ribeiro

Conselho Fiscal
Kelly Cristina Hokama
Raimundo Nonato da Silva Souza
Juliana Betemps Vaz da Silva

Suplente do Conselho Fiscal
Danilo Matoso Macedo
Aida Maria Bittencourt Rebouças
Iara Beatriz Falcade Pereira

Rolar para cima