Balanço de gestão de lutas e inovações

A gestão “Luta é todo dia” (2020-2022) foi marcada pela organização e inovação de processos na Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Ao apresentar um relatório das atividades realizadas na manhã deste domingo (27/11), a presidente Eleonora Mascia ressaltou que foi necessária adaptação no planejamento em função da pandemia, mas a própria narrativa mostrou que muito pode ser feito mesmo à distância.

Entre as ações realizadas ao longo dos dois anos, destacou-se a ampliação de uma rede de serviços aos sindicatos, com apoio contábil, jurídico e de comunicação. “Nossa atuação foi pautada pelo fortalecimento dos sindicatos e por ações de luta por questões sociais relevantes durante a pandemia, como direito ao emprego, suspensão de despejos, pressão política contra o corte de luz e água”, explicou.

A participação também foi intensificada durante a gestão. As reuniões virtuais viabilizaram encontros mensais do Fórum de Representantes, assim como debates conjunturais pelo YouTube da FNA e na própria UIA 2021, onde a pauta do Mundo do Trabalho foi foco da abordagem. No campo político, a FNA buscou fortalecimento das relações de trabalho, lutando no Congresso Nacional pelo piso salarial da categoria e propondo a viabilização do Microempreededor Profissional (MEP).

Entre os projetos implementados, Mascia citou a realização dos ERSAs, a operacionalização do projeto Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura (Taba) e o debate sobre os Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia (Solare), programa que busca democratizar o acesso às ferramentas de trabalho por meio do uso de softwares de código aberto.

“Atuamos em um processo de organização para o trabalho, focados em gerar conhecimento e levá-lo às pessoas”, disse Eleonora. Neste final da gestão, a diretoria ainda prepara o lançamento do projeto Arqpop, que busca popularizar a arquitetura tanto pela difusão de um campo ampliado da profissão, em múltiplas facetas disciplinares, quanto pelo atendimento de mais extratos sociais, responsáveis pela construção da maior parte de nossas cidades.

Durante a mesa, o contador Valtuir Silveira, da VSS Contabilidade, apresentou as contas do exercício 2021 e a prévia do balanço 2022. A plenária aprovou por unanimidade o relatório já chancelado pelo Conselho Fiscal.

Rolar para cima