Newton Burmeister formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1965. Em 1968, o arquiteto assume como representante do IAB no CREA/RS por quatro mandatos consecutivos. Neste mesmo período, o profissional se tornou o primeiro coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura no CREA/RS assim como vice-presidente do IAB/RS (1970-1972) e, posteriormente, presidente da entidade (1972-1974). No ano de 1976, Newton integrou a comissão coordenadora do trabalho de Assistência Técnica à Moradia Econômica (ATME), precursor da atual Athis e desenvolvido juntamente com Clóvis Ilgenfritz da Silva, Carlos Maximiliano Fayet e Cláudio Roberto Z.D Casaccia.
Na década de 1980, buscando maior envolvimento com a luta sindical de sua profissão, Newton foi vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), entre 1983 e 1986 e, logo em seguida, presidente da FNA em eleição nacional no período de 1986 à 1988. Durante os anos 90, o arquiteto teve grande participação nas organizações municipais da capital gaúcha, tendo sido secretário Municipal de Obras durante o mandato de Olívio Dutra como prefeito (1989-1992) e duas vezes secretário do Planejamento Municipal nos governos de Tarso Genro (1993-1996) e Raul Pont (1997-2000).
Ainda no período em que trabalhou como secretário do governo municipal, Newton realizou diversos programas essenciais para o desenvolvimento da cidade, como, por exemplo, a pavimentação comunitária articulada com o Orçamento Participativo (OP) que requalificou mais de 150 logradouros da Capital distribuídos nas oito regiões do OP e também os projetos “Que Cidade Queremos” e “Porto Alegre + cidade constituinte”, os quais deflagraram uma série de debates sobre o futuro da cidade com palestras, seminários, conferências, exposições e debates sobre as visões da comunidade acerca do futuro urbano na busca pela incorporação da cidadania como elemento ativo no desenvolvimento da cidade. Outras realizações do arquiteto com visibilidade na cidade são o projeto do edifício sede do IPERGS e o cemitério João XXIII.
Neste ano, Newton Burmeister é homenageado por sua marcante trajetória profissional no estado com o prêmio de Arquiteto e Urbanista de 2023 pelo Saergs.
Foto: Luiza Prado/JC