Formada em Serviço Social, Karina Camillo sempre participou ativamente das causas sociais em que acredita. Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) há 20 anos, atualmente ela é dirigente estadual do Movimento Nacional de Luta Por Moradia (MNLM). A profissional também sempre batalhou pela organização coletiva das comunidades e participou de cooperativas de produção habitacional. Hoje ela é secretária de Habitação da cidade de São Leopoldo, assumindo o cargo que havia sido ocupado pela arquiteta Andreia Camillo, a qual também liderou o programa de regularização fundiária do município.
Atualmente, Karina está à frente do projeto “Regulariza Mais São Léo” da Secretaria Municipal de Habitação, que tem o objetivo de disponibilizar em torno de 26 áreas para regularização fundiária para a inclusão urbana dos moradores da cidade com garantia de infraestrutura e segurança, bem como a essencial garantia jurídica da posse, considerando as condições urbanas existentes e a realidade social das famílias e das comunidades. O projeto foi criado em 2018 e hoje recebe ampliação significativa para a plena implementação.
Neste ano, Karina Camillo recebe, em nome da Secretaria de Habitação de São Leopoldo, o prêmio Arquiteto e Urbanista de 2023 do Saergs para o setor público pelo essencial trabalho do programa Regulariza Mais São Leo para a população gaúcha.