Inclusão e democratização urbana na Conferência Popular pelo Direito à Cidade

Realizada entre os dias 3 e 5 de junho, com uma marcha pelas ruas de São Paulo (SP) na sexta-feira (03/06) e 16 oficinas temáticas no sábado (04/06), a Conferência Popular pelo Direito à Cidade propõe fortalecer a mobilização em defesa de espaços permanentes de participação, controle social e definição da agenda para as cidades brasileiras. O encontro reuniu organizações, fóruns, coletivos, movimentos e entidades para debater e consolidar uma plataforma popular de luta por direitos. A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) foi representada pela sua presidente, Eleonora Mascia, pelo secretário de Organização e Formação Sindical, Danilo Matoso e pela Conselheira Consultiva Valeska Peres Pinto. O diretor de Relações Sindicais e Institucionais do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de São Paulo (SASP), Maurílio Chiaretti também participou do evento.

Depois de 10 meses de articulação, construção e realização de 232 eventos preparatórios, a Conferência tinha como objetivo, também, discutir uma nova concepção de cidade a partir das experiências das ocupações urbanas, hortas comunitárias, feiras populares, grupos e movimentos de base, saraus periféricos, quilombos e demais formas de construção do poder popular. O intuito é que as propostas elencadas e elaboradas sejam incorporadas na agenda de candidaturas das eleições de 2022 que estejam comprometidas com a luta urbana.

Após a marcha, que reuniu centenas de entidades de todos país, o evento teve sua abertura no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O encerramento realizou uma plenária para a aprovação da Carta da Conferência no Sindicato dos Metalúrgicos de SP. Confira a proposta de carta política aqui.

Foto: Guilherme Gandolfi

Rolar para cima