IAB/AL terá oficinas sobre educação patrimonial, histórico e cultural

Entre os dias 18 de maio a 1º de junho, acontecem as oficinas do projeto “Da Gema ao Sal”, um ciclo de oficinas de valorização do patrimônio histórico, preservação e educação patrimonial. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/produtor/iabalagoas. Podem participar profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo e pessoas interessadas em aprender sobre a temática. 

O projeto é uma realização do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento de Alagoas (IAB/AL), com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, e conta com apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), N3 Coworking, PHI Criativo, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) e BR Cidades Maceió.

As atividades serão realizadas nas cidades de Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro. A iniciativa busca proporcionar aos participantes uma experiência rica e imersiva, visando não apenas a absorção de conhecimentos teóricos, mas, também, um envolvimento ativo, fortalecendo a identidade cultural e formando agentes de preservação.

A abertura será no dia 10 de maio, na N3 Coworking, com a mesa redonda “Identidade, Memória e Poder Cultural”. Já as atividades do ciclo, serão realizadas no dia 18 de maio, com o assunto “Reconhecendo Nosso Território”; no dia 25 de maio, abordando a temática “Mapeando Nossos Valores: o Indivíduo como Fonte de Conhecimento”; e no dia 1º de junho, com uma visita de campo aos bairros de Maceió atingidos pelo afundamento no entorno da Braskem.


Programação Completa:

18 de maio – 9h às 13h – N3 Coworking
Reconhecendo Nosso Território
Noções de lugar, pertencimento e pluralidade, diferentes saberes e identidade coletiva.

25 de maio – 9h às 13h – N3 Coworking
Mapeando Nossos Valores: o Indivíduo como Fonte de Conhecimento

O impacto das perdas na cultura, patrimônio, coletivos e na relação de vizinhança, provocado pelo afundamento dos bairros

1º de junho 

Visita aos bairros afundados em Maceió
Horário e ponto de encontro a divulgar

Rolar para cima