Américo Ishida, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), deixa seu legado para a arquitetura e urbanismo catarinense após 40 anos de dedicação à docência.
Ishida foi o primeiro associado da Associação Profissional dos Arquitetos no Estado de Santa Catarina (APAESC), que originou o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado (SASC), também participou de diversos momento de diálogo em processos de reestruturação do Sindicato, junto com a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).
Ao longo de sua carreira, formou diversos arquitetos e urbanistas enquanto coordenador do Laboratório de Projetos (LABPROJ/UFSC) e foi um dos criadores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Apaixonado por art déco, realizou importantes feitos para a arquitetura local com projetos como o Rema, na Fazenda da Ressacada e o livro “Memórias, ausências e presenças do art déco em Lages”, publicado em 2013 pela Editora da Universidade Federal Catarinense.
Nascido em Marília, Estado de São Paulo, Ishida fez de Florianópolis seu lar desde que se formou em Arquitetura e Urbanismo (FAU) pela Universidade de São Paulo (USP) em 1976. Aos 75 anos, no dia 15 de fevereiro, deixou duas filhas e um filho.
A FNA presta sua homenagem e se solidariza com a família, colegas, amigos e amigas do profissional neste momento.
Foto: UFSC