FNA promove debates sobre ATHIS na gestão pública e no direito à moradia

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) irá realizar dois encontros para discutir a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), tanto na gestão pública do território brasileiro, quanto pelo direito à moradia digna nas cidades. Os debates intitulados ‘Agir Local: Assistência Técnica para o Desenvolvimento Sócio-territorial’ e ‘ATHIS para o Direito à Cidade e à Moradia’, acontecem, respectivamente, nos dias 03 de maio, às 20h, e 06 de maio, às 19h, através da plataforma Zoom. Não é necessário realizar inscrições prévias e as atividades serão abertas ao público em geral. Os encontros contam com o apoio do BrCidades, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de São Paulo (SASP).

Participam do primeiro encontro, no dia 03 de maio, o representante da Prefeitura de Conde (PB) e do IAB Nacional, Flávio Tavares, a coordenadora do Projeto T.A.B.A Karla Moroso, a gerente de Planejamento Habitacional da Prefeitura de Juiz de Fora (MG), Ana Paula Luz, e o diretor do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina (SASC) Flávio Alípio. A medição do evento será realizada pelo secretário de Políticas Públicas e Relações Institucionais da FNA, Patryck Carvalho, e pela presidente da entidade, Eleonora Mascia. “Trazer experiências bem sucedidas da Assistência Técnica dentro do poder público é uma oportunidade de reafirmar o papel essencial dos arquitetos na construção das cidades e na luta por moradia digna. É possível que prefeituras e governos estaduais se envolvam na construção de um território mais igualitário e poder debater isso é o jeito de levar a ATHIS ainda mais adiante e ainda mais presente nas pautas políticas”, ressalta Carvalho.

Já o segundo encontro terá a participação do representante da Cooperativa de Trabalho Braço Forte, Engenharia, Arquitetura, Urbanismo e Construção Victor Chinaglia, do representante da ArqCoop+ Denis Oliveira Souza Neves e da, também, coordenadora do Projeto T.A.B.A. Taiane Beduschi. A secretária de Educação, Cultura e Comunicação Sindical da FNA, Fernanda Lanzarin, destaca a importância de discutir a assistência técnica como modelo de trabalho. “A Federação tem trabalhado para discutir as diferentes formas de atuação na arquitetura, principalmente no que se refere à ATHIS. Poder reunir representantes de cooperativas e do Projeto T.A.B.A. é uma forma de ampliar esse debate e levar diferentes opções e realidades aos arquitetos e arquitetas”, afirma.

As discussões fazem parte da programação preparatória da Conferência Popular pelo Direito à Cidade, que acontece nos dias 03, 04 e 05 de junho de 2022, em São Paulo. A FNA se uniu a outras 300 entidades, de todo o país, para apoiar a construção do evento através de seminários, reuniões e demais atividades abordando a ATHIS nas gestões municipais, estaduais e nacional. Saiba mais sobre a Conferência aqui (https://www.confpopdireitoacidade.com.br/).

Agir Local: Assistência Técnica para o Desenvolvimento Sócio-territorial
Data: 03 de maio às 20h
Link de acesso: https://us06web.zoom.us/j/86012483513?pwd=K09XT2Q0emtzdFdPVHdrOWpIcElHZz09

ATHIS para o Direito à Cidade e à Moradia
Data: 06 de maio às 19h
Link de acesso: https://us06web.zoom.us/j/83178508027?pwd=QjQyRG5uVVZ1YWRNL1FjM2pQNTg4QT09

Rolar para cima