FNA participa de reunião com a CUT Nacional e debate Previdência Social

A presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Andréa dos Santos, participou, nesta quinta-feira (04/07), de reunião com a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Também representando a FNA, o ex-presidente da Federação e integrante do Conselho Consultivo, Cícero Alvarez, esteve na reunião, além do ex-presidente do Conselho de Administração do Previmpa de Porto Alegre, Adelto Rohr.

O encontro, que aconteceu de forma híbrida, visa apresentar, por meio da Secretaria de Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas, o projeto de estudo sobre Desafios da Previdência Social, com a participação do ex-ministro da Previdência e Assistência Social, Ricardo Berzoini, do presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, da vice-presidente nacional da CUT, Juvandia Moreira, e do presidente da Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (Anapar), Marcel Barros.

Segundo a presidente da FNA, participar e iniciar esse debate com os sindicatos é extremamente importante e todos os debates conjuntos são sempre relevantes. “Precisamos falar sobre a importância da previdência para todos os profissionais de arquitetura e urbanismo, e não apenas para aqueles que estão há anos exercendo a profissão, mas também para os jovens arquitetos que estão iniciando suas carreiras.”

Dados apresentados pela CUT apontam que, somente em dezembro de 2023, a Previdência Social atingiu 39,3 milhões de segurados pelo Regime Geral (RGPS), totalizando R$63 bilhões de reais. Em valores anuais, isso equivale a 8% do PIB. Na soma de pagadores e recebedores, foram 97 bilhões de habitantes. 

Desta forma, a reunião buscou a construção de um diagnóstico técnico, além do levantamento de proposições que se contraponham ao projeto de desmonte e privatização da Previdência Social no Brasil.

Rolar para cima