FNA lamenta o falecimento de Gilberto Cardoso Aguiar

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e seus sindicatos filiados lamentam o falecimento de Gilberto Cardoso Aguiar neste domingo (24/12). Beto, como era carinhosamente chamado, foi secretário-geral da Executiva Nacional do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e membro fundador do movimento, um dos mais destacados quadros revolucionários da luta por reforma urbana, direito à cidade e pelo socialismo.

Além da militância pelo MNLM, também era militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e participava na construção da tendência Articulação de Esquerda. Esteve presente na criação do Movimento Popular Urbano (MPU), atuou, também, na campanha Despejo Zero, no Conselho Nacional das Cidades e no Fórum Nacional de Reforma Urbana.

A presidente da FNA, Andréa dos Santos, lembra, com carinho, das palavras proferidas por Beto ao encontrá-la em eventos. “Sempre que ele me perguntava se estava tudo bem e eu respondia que estava tudo tranquilo, a frase que ele me dizia era: “A intranquilidade é o que nos move”. Levo essas palavras comigo todos os dias.”

Gilberto Cardoso Aguiar deixa família e amigos após uma incansável luta contra o câncer, mas seguirá sendo exemplo de luta e força para todos companheiros.  

Foto: Arquivo Pessoal

Rolar para cima