FNA lamenta morte de Celso Costa

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) lamenta o falecimento do arquiteto e urbanista Celso Costa nesta sexta-feira (15/9) em Campo Grande (MS).

O arquiteto de 82 anos atuou pela criação do primeiro curso de arquitetura e urbanismo do Mato Grosso do Sul no Centro de Ensino Superior de Campo Grande, atual Uniderp. Nas gestões de 2012-2014 e 2015-2017, foi conselheiro federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

O arquiteto campo-grandense formou-se em 1967 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), local em que foi conselheiro de Minerva. Pioneiro na atuação em habitação popular e projetos hospitalares, realizou inúmeros projetos e obras de edifícios e casas, sendo um dos autores do projeto arquitetônico da Santa Casa de Campo Grande e do Hospital Regional, além de participar da criação de bairros, como Moreninhas, Aero Rancho e Coophasul. Em 1997, recebeu o Prêmio Arquiteto do Ano pelo Sindicato  dos Arquitetos e Urbanistas de Mato Grosso do Sul (Sindarq/MS).

No ano de 2019, Celso recebeu a Medalha Legislativa do Mérito de Arquitetura e Urbanismo “José Marcos da Fonseca” ao lado de outros 50 colegas de profissão. O arquiteto deixa esposa, três filhos e sete netos.


Foto: Arquivo Pessoal

Rolar para cima