Nota oficial: por cidades mais seguras para todos

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e seus sindicatos filiados manifestam solidariedade à população brasileira que vem sofrendo com o resultado de enchentes e catástrofes ambientais. Fatos como o ocorrido nesta semana no Rio Grande do Sul levando à morte e danos irreparáveis nas cidades brasileiras, são fruto do crescimento desordenado e da falta de cuidado com o meio ambiente. Além dos recentes casos, só neste ano, outras regiões foram atingidas, como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre, Bahia, Alagoas e Pernambuco.

A FNA entende que zelar pela habitação digna e direito à moradia são preceitos básicos da população. Cabe aos agentes públicos garantir a segurança e, em momentos como este, socorrer as vítimas. Até a manhã desta quarta-feira (6/9), a Defesa Civil do RS já havia confirmado 27 vítimas, 70 municípios afetados, 3.084 pessoas desalojadas e 2.299 desabrigados. Estima-se em 52.157 afetados ao total.

Entendemos que a segurança das cidades e de seus habitantes passa pelo planejamento e infraestrutura, pauta que deve ser analisada, frequentemente, pelas autoridades locais para que, futuramente, situações como as que estamos vendo sejam evitadas ou, ao menos, minimizadas. 

Foto: Jefferson Botega/ Agência RBS

Rolar para cima