Entre os dias 23 e 24 de outubro, será realizado o Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana, em Brasília (DF). A FNA, junto a outras 29 entidades, integra a Coordenação Facilitadora do evento, que terá como tema “O Povo, Sua Casa, Sua Cidade: 60 anos de luta por Habitação e Reforma Urbana”.
A presidente da federação, Andréa dos Santos, que estará presente no segundo dia de seminário (24/10) participando da mesa de debates na audiência pública, reforça que o debate sobre habitações de qualidade, cidades mais justas e direitos para todos é uma bandeira defendida pela FNA. “Precisamos falar sobre a realidade da nossa população brasileira que, diariamente, enfrenta diversos problemas relacionados à segurança, mobilidade, direito à moradia, saneamento básico. Essas são deficiências do nosso país que precisam ser discutidas para que possamos construir cidades mais justas para todos e todas, mas, também, precisamos debater a importância de nossos territórios e como as pessoas vivem nele, trabalhando a justiça social e reduzindo desigualdades, ainda ampliando o debate do acesso à terra e à habitação atrelados ao trabalho digno e necessário”, explica.
O seminário busca resgatar a importância das cidades e do poder local para o desenvolvimento de uma comunidade democrática com base em três objetivos principais: retomar as primeiras iniciativas de reforma urbana, integrando saberes técnicos e científicos, lideranças populares, atores sociais, gestores públicos e representantes do sistema judiciário e parlamentares; focar nas universidades como agentes de mudança; mapear formulações e experiências bem-sucedidas provenientes de debates regionais, promovendo uma abordagem descentralizada.
O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube no canal da Conferência Popular pelo Direito à Cidade (https://www.youtube.com/@conferenciapopularpelodire9587).
Confira a programação completa:
23/10 (segunda-feira)
9h – Mesa de Abertura “60 anos de SNHRU: retrospectiva histórica”
14h – Mesa 1 “Teto, terra e trabalho”
16h – Mesa 2 “Justiça Socioterritorial e Ambiental”
24/10 (terça-feira)
8h30min – Audiência Pública
14h – Mobilização de Rua