FNA e CAU lançam Cartilha T.A.B.A. em São Paulo (SP)

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) lançam, oficialmente, ao longo da próxima semana, a versão final da Cartilha Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura (T.A.B.A.). A publicação, que traz orientações sobre a profissão, suas atribuições e a atuação em Assistência Técnica de Habitação em Interesse Social (Athis), será apresentada durante o Encontro Regional de Sindicatos de Arquitetos (ERSA) Sudeste e Centro-Oeste no dia 29 de maio, a partir das 14h, na Escola da Cidade (Rua General Jardim, 65 – Vila Buarque, São Paulo/SP). Haverá ainda um pré-lançamento do projeto na quarta-feira (25/05) durante a Premiação Nacional IAB 2021 – Edição Centenário. O evento começa às 19h, na sede do IAB/SP (Rua Bento Freitas, 306 – Vila Buarque, São Paulo/SP). Os encontros terão a presença da presidente da FNA, Eleonora Mascia, da secretária de Educação, Cultura e Comunicação, Fernanda Lanzarin e das sócias do escritório AH! Arquitetura Humana e responsáveis pelo desenvolvimento da cartilha, Karla Moroso e Taiane Beduschi.

O ERSA Sudeste e Centro-Oeste, que acontece nos dias 28 e 29 de maio, em São Paulo (SP), vai apresentar a versão final da cartilha diretamente aos sindicalistas. A publicação, que recebeu ajustes e sugestões desde o ERSA Sul, começa a sua etapa de compartilhamento para levar as constatações do estudo a dirigentes de diferentes regiões e ao maior número de arquitetos e urbanistas no Brasil. Karla afirma que será a oportunidade de preparar as entidades para viabilizar todo o conhecimento levantado. “Ter a chance de realizar esse encontro e aplicar a primeira oficina prática aos atuais diretores sindicais é o início do nosso projeto de formação continuada. Todo o conteúdo organizado na cartilha vai ajudar os profissionais a identificarem de que modo eles querem atuar no mercado de trabalho e como viabilizar essa atuação”.

A secretária de Educação, Cultura e Comunicação da FNA, Fernanda Lanzarin, destaca que a presença do T.A.B.A. em diferentes eventos é uma forma de pluralizar o projeto. “Quanto maior o número de pessoas com acesso a essa publicação, mais arquitetos e arquitetas poderemos agregar a nossa luta. Precisamos ir atrás de um mercado que garanta os direitos dos profissionais e, acima de tudo, precisamos que eles saibam quais são esses direitos”. É possível se inscrever no ERSA Sudeste e Centro-Oeste através do https://bit.ly/3sHmtG9

O T.A.B.A. é um projeto desenvolvido pela FNA com patrocínio e apoio do CAU.

Foto: Danielly Oliveira

Rolar para cima