FNA debate estratégias de ação e cria oito GTs

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) criou oito Grupos de Trabalhos (GTs) para orientação e execução de projetos de desenvolvimento da entidade e de ações práticas de apoio à categoria. A definição foi tomada durante reunião da diretoria executiva da FNA realizada neste final de semana (9 e 10/3) em Porto Alegre (RS). Os grupos debaterão as seguintes temáticas: Negociações Coletivas, Sustentabilidade, Formação Sindical, Manutenção de Projetos Existentes, Organizações de Base – Estruturação de Sindicato, Relações Institucionais com Entidades Sindicais, Relações institucionais- Movimentos Populares, Políticas Institucionais. Segundo a presidente da FNA, Andréa dos Santos, as agendas de ações da federação serão definidas dentro de cada um dos grupos. “Foi uma agenda muito positiva que deu um norte para as ações da FNA em 2024 e organizou nossas linhas de ação na luta pelos arquitetos e urbanistas”.

Durante reunião, debateu-se a situação financeira da FNA e a Campanha de Sindicalização 2024. A diretoria avaliou os encaminhamentos para um plano de sustentabilidade que passa por uma revisão das fontes de receita e otimização dos convênios.
A diretoria ainda traçou um projeto de orientação nacional das negociações coletivas de arquitetos e urbanistas. A proposição é que o grupo direcione a atuação das equipes dos sindicatos nos diferentes estados. O trabalho será multisetorial e contará com participação de dirigentes sindicalistas dos estados e uma área técnica que assessore e argumentação, incluindo o Dieese.


Foto: Carolina Jardine

Rolar para cima