O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) recebeu, nesta sexta-feira (8/3), a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Andréa dos Santos; o coordenador do Solare na FNA, Danilo Matoso; a secretária-geral da FNA, Danya Silva e a arquiteta e urbanista Eleonora Mascia, membro do Conselho Consultivo da FNA. O principal tema da reunião foi a continuidade do projeto Solare – Software Livre para Arquitetos e Engenheiros.
“Estamos prevendo a realização de um seminário no segundo semestre, em Porto Alegre e, além disso, uma das linhas que queremos trabalhar é a divulgação do software livre junto às prefeituras e universidades. É muito bom retomar esse trabalho que já vinha acompanhando como vice-presidente. Queremos ampliar essa parceria, inclusive pensando em novos formatos”, destacou a presidenta do CAU/RS, Andréa Hamilton Ilha.
Representando o CAU/RS, também estavam presentes o Chefe de Gabinete, Paulo Henrique Soares e o Assessor de Relações Institucionais e Governamentais, Fausto Leiria. Na mesma ocasião, a presidente da FNA, Andréa dos Santos, aproveitou para realizar o convite para o Fórum de ATHIS, a ser realizado na Bahia, no mês de maio.
“Saímos muito contentes dessa reunião porque vemos essa disposição do CAU/RS em estar junto, e cada vez mais. Será muito importante a realização do seminário, assim como a relação com as universidades é essencial. Programamos novas ações e debatemos sobre novas formas de continuar fomentando o software livre, seja por meio de cursos, seminários ou publicações”, afirmou Andréa dos Santos.
Em abril de 2022, CAU/RS e FNA celebraram a assinatura do Protocolo de Intenções para o projeto Software Livre para Arquitetos e Engenheiros (Solare).
A proposta do Solare é sensibilizar e capacitar arquitetos e urbanistas com a disponibilização de ferramentas de softwares livres aplicados à profissão. Ao todo, são sete softwares que abrangem as necessidades de escritórios de Arquitetura e Urbanismo: GIMP, de edição de imagens; Inkscape, de edição vetorial; Scribus, de diagramação; Blender, de modelagem 3D e BIM; FreeCAD, de CAD e BIM; QCAD, de CAD 2D; e QGIS, de geoprocessamento.
Todos os cursos são gratuitos e estão disponíveis na plataforma Solare, um espaço para promover tanto a formação em software livre quanto fóruns de discussão para arquitetos e urbanistas.
Matéria: CAU/RS
Foto: Fausto Leria