O 12⁰ Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Nordeste (EREA Parahyba 2023) ocorrerá na cidade de João Pessoa (PB), entre os dias 25 e 31 de julho. O evento tem como temática central “Traçando Futuros Possíveis” e visa promover discussões e reflexões sobre a participação de todas as pessoas no planejamento das cidades e regiões.
Com foco em “como” construir a participação popular, o encontro abordará o uso de ferramentas e a análise de como o racismo, o machismo, o capacitismo e o capitalismo podem limitar o envolvimento da população preta, pobre, feminina, trans e com deficiência. Além disso, serão explorados os impactos sociais, ambientais e econômicos das desigualdades no planejamento urbano-regional e no acesso à arquitetura.
Para facilitar as discussões, a temática foi dividida em cinco eixos mais específicos: gestão coletiva, participação e poder popular; planejamento para os 99%; por um ensino contra hegemônico de arquitetura e urbanismo; guerra dos lugares e o direito à cidade; e gestão antropocêntrica e impactos ambientais. O objetivo é que os profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo possam utilizar suas habilidades para fomentar debates, traçar caminhos e construir meios para novos modelos de habitação, ocupação e existência, mais justos e democráticos.
As inscrições estão disponíveis em lotes, cada um direcionado a um público específico. Os interessados podem se inscrever através do link. Para obter mais informações sobre o encontro, acesse o perfil @ereanordeste.