Entidades de arquitetura se unem para apoiar propostas para o PPA do Governo Federal

Diversas Entidades de Arquitetura e Urbanismo se uniram para apoiar propostas destinadas ao Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. A primeira proposta, de iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil Alagoas (IAB/AL) e acompanhada pelo Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (Ceau), busca a criação e implementação de Escritórios de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) nas prefeituras, além da contratação de um arquiteto urbanista para cada 20 mil habitantes nas cidades. A segunda proposta, apresentada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU Brasil), pretende implementar um programa nacional de Athis, com o intuito de viabilizar melhorias habitacionais por meio de investimentos públicos e privados em comunidades carentes. Além disso, visa também fortalecer a capacidade institucional dos municípios e capacitar arquitetos e urbanistas para atuarem nessa área.

Essas propostas têm como objetivo fortalecer a capacidade institucional dos municípios e a atuação por moradia. O PPA é um documento crucial que estabelece as prioridades e metas do Orçamento Federal para os próximos quatro anos. Através do programa PPA Participativo, organizações da sociedade civil têm a oportunidade de apresentar propostas e influenciar a alocação de recursos. Cada indivíduo pode apoiar até três propostas na plataforma, sendo duas delas relacionadas à Arquitetura e Urbanismo.

A votação estará aberta até o dia 14 de julho. Para participar, visite os links proposta 1 e proposta 2 e faça login na sua conta gov.br. Os autores e autoras das cinco propostas mais votadas participarão do 3º Fórum Interconselhos, que ocorrerá em Brasília (DF). Nesse evento, terão a oportunidade de apresentar suas ideias ao Presidente da República e aos Ministros.

Rolar para cima