Debate com especialistas e população para o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Rio

‘Desafios do Financiamento e Transformações da Gestão Pública’. Este será o tema do quinto e último encontro virtual da série ‘Diálogos para 2030: Preparando a Cidade do Rio para o Futuro’, que será realizado nesta quinta-feira (04/06), às 10h. O objetivo é a construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) para o município para os próximos dez anos, que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, com base em práticas sustentáveis e responsáveis, sobretudo em relação aos espaços urbanos. Os temas são alinhados à temática do Rio Capital Mundial da Arquitetura.

Quatro especialistas foram convidados a acrescentar suas experiências. O encerramento desta quarta onda do PDS também contará com a fundamental participação popular, através do canal do YouTube da MultiRio (https://www.youtube.com/user/MULTIRIOSME).

O plano é elaborado pelo Escritório de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Casa Civil, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat) e com a MultiRio (Empresa Municipal de MultiMeios da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro).

Participarão o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki; a gestora pública municipal e co-fundadora do Instituto de Governo Aberto, Amanda Faria Lima; o contabilista e gestor público, Gabriel Ribeiro; e a professora e pesquisadora de Administração Pública Gabriela Lotta.

A série de debates começou no dia 7 de maio. A mediação será feita pela apresentadora Rosângela Coelho. Durante a transmissão, os interessados podem enviar perguntas e comentários pelo chat do YouTube.

Conheça um pouco sobre os debatedores

Nabil Georges Bonduki – Arquiteto, urbanista, ex-vereador por São Paulo, e professor de Planejamento Urbano da Universidade de São Paulo. Teve papel destacado na elaboração do Plano Diretor Estratégico paulista em 2002 e 2014.

Amanda Faria Lima – Gestora pública municipal e co-fundadora do Instituto de Governo Aberto, do qual e co-fundadora. Também é diretora da Divisão de Transparência Passiva na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Gabriel Ribeiro – É contabilista, gestor público e consultor em desenvolvimento econômico local. Facilitou o processo de elaboração do Plano Plurianual da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da União, que ampliou o orçamento da política para o setor e foi utilizado como referência pelo Governo Federal.

Gabriela Lotta – Professora e pesquisadora de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) , onde é pós-graduada em políticas públicas. Doutora em Ciência Política pela USP, coordena o Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), atua ainda como especialistas assuntos que envolvem burocracia e implementação e gestão governamental.

Temas discutidos

O primeiro debate, com o tema ‘A Agenda 2030 e Desenvolvimento Sustentável’, foi aberto por Daniel Mancebo e Samir Costa, respectivamente coordenador geral e coordenador de macroplanejamento do Escritório de Planejamento da Casa Civil, que coordena o Plano de Desenvolvimento Sustentável. Eles ressaltaram o momento atual altamente impactante devido à grave pandemia que o mundo enfrenta. A importância de se discutir sustentabilidade, resignificando a vida em sociedade, consumo, estratégia de planejamento, entre outros itens, foram a tônica do encontro.

Entre os participantes, a convidada Rayne Moraes, oficial nacional para o Brasil do ONU- Habitat, considerou que a meta de 10 anos para cumprir a agenda (2030) se tornou ainda mais ambiciosa com a pandemia da Covid-19. Ela focou na necessidade de saneamento básico e água potável para todos, além de habitações adequadas e sustentáveis.

Na semana seguinte, no dia 14 de maio, a discussão foi em torno da ‘Longevidade e Bem-estar para o Desenvolvimento Sustentável’. O debate teve a participação de Rubens Filho (Instituto Trata Brasil); Daniel Vilella (Fiocruz); Paulo Saldiva (USP); Mónica Guerra (Comida do Amanhã).

Já no dia 21, a terceira mesa debateu ‘Igualdade e Equidade para o Desenvolvimento Sustentável’. Os especialistas Frederico Poley (Fundação João Pinheiro); Christian Basilio (GPDES/UFRJ); Luciana Phebo (Unicef); Renato Meirelles (Ibmec e Instituto Locomotiva); e Bernardo Serra (Instituto ITDP Brasil), conduziram os diálogos.

A ‘Cooperação e Paz Para o Desenvolvimento Sustentável’ foi o tema debatido no dia 28 entre especialistas e a população, no quarto encontro virtual . Participaram da mesa de debates as arquitetas e urbanistas Vera Tângari e Giselle Azevedo, docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (Proarq/UFRJ); Gina Vieira Ponte, professora, membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e autora do Projeto Mulheres Inspiradoras; Paulo Roberto Oliveira, mestre e doutorando em Direito e chefe do Escritório do Comitê Internacional da Cruz Vermelha no Rio de Janeiro; e Maria Isabel Couto, doutora em Sociologia e gestora de dados da plataforma Fogo Cruzado.

Serviço:
Tema: ‘Desafios do Financiamento e Transformações da Gestão Pública’
Data: 4 de junho
Horário: 10h

Como acessar para participar:

– Youtube da Multirio (https://www.youtube.com/user/MULTIRIOSME) ou Youtube do Escritório de Planejamento (https://www.youtube.com/channel/UCoaLuDIKvNgKoNlEII1qQjA)

A população pode contribuir com a construção do plano também por meio da plataforma Participa.Rio. (https://participario-pcrj.hub.arcgis.com/)

Fonte: Capital Mundial da Arquitetura

Rolar para cima