Natural do município de Bossoroca, no Rio Grande do Sul, Olívio de Oliveira Dutra é um dos nomes importantes para o Partido dos Trabalhadores (PT). Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), iniciou sua carreira como bancário no Banrisul, banco estatal gaúcho, em 1961. Durante seus anos na profissão, exerceu um importante papel no movimento sindical, sendo presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (1975 a 1979) e liderando a greve da categoria em 1979. Devido ao seu papel durante a greve, Olívio foi preso, o que reforçou seu compromisso com o cenário sindical e com o processo de democratização do Brasil, que vivia a influência do Regime Militar entre os anos de 1964 a 1985.
Em 1986, com 55 mil votos, foi eleito deputado federal constituinte pelo Rio Grande do Sul. Posteriormente, elegeu-se prefeito de Porto Alegre (1988 a 1992). Durante seu mandato, Olívio Dutra destacou-se por sua iniciativa inovadora: a criação do Orçamento Participativo, que permitia aos cidadãos participarem diretamente na alocação de recursos do município.
Após seu período como prefeito, Olívio assumiu o cargo de governador do Rio Grande do Sul, exercendo a função de 1998 a 2002. Sua gestão foi marcada por diversas políticas progressistas e pela promoção de projetos sociais no estado. No ano seguinte, assumiu o desafio de estar à frente do recém criado Ministério das Cidades, desempenhando um papel fundamental na formulação de políticas urbanas e habitacionais no Brasil e a realização da 1ª Conferência das Cidades e a criação do Conselho Nacional das Cidades, como espaço fundamental de participação e controle social.
Nas gestões como deputado, prefeito, governador e ministro de estado, Olívio Dutra foi responsável pela construção e implementação de políticas públicas fundamentais para a reforma urbana e pela busca da garantia do direito à cidade e habitação que, assim como o orçamento participativo, foram ações precursoras e que serviram de referência para a implementação de diferentes políticas públicas em nosso país, na busca por cidades mais justas e inclusivas.
Com uma trajetória marcada por lutas sindicais e democráticas e extremo comprometimento com a participação cidadã em todos os cargos que ocupou ao longo dos anos, Olívio Dutra será um dos homenageados pelo Prêmio FNA 2023 durante a programação do 47º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA).