Criado em 2003 com o objetivo de combater desigualdades sociais, transformar as cidades em espaços mais humanizados e ampliar o acesso da população à moradia digna, saneamento e transporte, o Ministério das Cidades está completando 20 anos.
Ao longo de duas décadas, colaborando com estados, municípios, movimentos sociais, organizações não governamentais, setores privados e diversos segmentos da sociedade, desempenhou um papel crucial na gestão das políticas de desenvolvimento urbano e nas áreas setoriais de habitação, saneamento ambiental e transporte urbano.
Em 2019, o Ministério das Cidades e o Ministério da Integração Nacional foram transformados no Ministério do Desenvolvimento Regional. Desde a recriação da pasta, em janeiro de 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério das Cidades retomou programas habitacionais, obras paradas e também está focado no combate às desigualdades sociais, ampliando o acesso da população à moradia, saneamento, transporte público, além de fomentar o direito às cidades.
Atualmente, a pasta é responsável por abarcar projetos essenciais para o desenvolvimento social do país, como o Minha Casa, Minha Vida, Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Marco Legal do Transporte Público Coletivo,etc.
Com áreas de competência baseadas nas principais carências da sociedade, o Ministério das Cidades representou uma conquista para a população brasileira. Essa abordagem mais ampla e a criação de marcos institucionais e regulatórios claros para as políticas setoriais urbanas, como saneamento, habitação e transporte, foram passos importantes em direção à promoção de um ambiente urbano mais equitativo, transformando as cidades em espaços para todos e promovendo a apropriação dos espaços públicos. Após duas décadas de trabalhos voltados à população, a pasta receberá o Prêmio FNA 2023 durante a programação do 47º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA).