Atos de luta pelo Dia Internacional da Mulher ocorrem nesta quarta-feira em todo o Brasil

Buscando ampliar suas vozes contra o machismo e as desigualdades de gênero, as mulheres brasileiras tomam as ruas do país neste 8 de março. A data, que marca o Dia Internacional de Luta pela Mulher, terá concentração nas capitais e cidades do interior com apresentações, marchas e atos públicos debatendo o protagonismo feminino na manutenção da democracia e a necessidade de políticas públicas no combate à violência contra a mulher. De acordo com dados no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no primeiro semestre de 2022 houve uma média de quatro vítimas de feminicídio no Brasil. A previsão é que no dia 8, o governo federal e o Ministério das Mulheres lancem um conjunto de iniciativas e políticas de enfrentamento à violência. Nos últimos quatro anos, o orçamento da União para a pauta foi 94% menor.

“Com a retomada da democracia, esperamos ver com muito mais afinco a pauta da mulher nos espaços de poder. Precisamos debater a desigualdade de gênero no mercado de trabalho, o papel feminino na reconstrução de uma política mais plural e uma urgência no combate diário à violência e na garantia de segurança”, afirma a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Andréa dos Santos. Em alusão ao #8M, a entidade trará à discussão a relação das mulheres com as cidades no país. Durante os dias 7 a 10 de março, serão apresentados dados de mobilidade, habitação social e segurança e como os municípios podem se tornar rede de apoio no dia a dia de inúmeras cidadãs brasileiras.

Confira onde ocorrem os atos pelo Dia Internacional de Luta pela Mulher no Brasil.

ALAGOAS
Maceió: Concentração para o ato na Praça Centenário, às 15h.

BAHIA

Salvador: Caminhada da Lapinha ao Pelourinho (trajeto 2 de Julho). Tema será “Mulheres insubmissas protagonistas da democracia”

CEARÁ
Fortaleza: Ato na Praça do Ferreira a partir das 14h. Às 16h haverá caminhada e panfletagem. O tema é “Pela vida das mulheres! Democracia, territórios e direitos: Contra a fome, a violência, o racismo e sem anistia para golpistas.

DISTRITO FEDERAL
Brasília: Marcha com concentração no Eixo Cultural Íbero-americano (antiga Funarte), às 16h. De lá, as mulheres seguem até o Palácio do Buriti, para exigir do GDF políticas de enfrentamento à violência de gênero.

MATO GROSSO DO SUL
Campo Grande: Ato às 8h na Praça Ari Coelho. O tema é “Mulheres em Resistência, Sempre Vivas e contra todas as Formas de Violência”.
Dourados (MS): A partir das 15h, na Praça Antônio João, com o tema “Vivas e Livres! todas em resistência por uma cidade para as mulheres”.

MINAS GERAIS
Belo Horizonte: Ato a partir das 16h, na Praça Liberdade. Caminhada às 17h pelas ruas da cidade.

PARANÁ
Curitiba: Marcha das Mulheres, com concentração a partir das 16h na Praça Santos Andrade. Às 18h, acontecerá um ato da Frente Feminista de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Às 19h, ocorrerá a Marcha das Mulheres e seguirá em caminhada até a Boca Maldita para o ato de encerramento
Londrina: Ato a partir das 17h30 no Calçadão em frente às Lojas Pernambucanas

RIO GRANDE DO SUL
Porto Alegre: A marcha será realizada às 17h, com concentração na Praça Matriz a partir das 14h. Ao longo do dia outras atividades também serão realizadas.

SÃO PAULO
Capital: Ato às 17h no Vão Livre do Masp, na Avenida Paulista. “Mulheres em defesa da Democracia” será a bandeira levada às ruas. Antes, às 15h, haverá atividade no Espaço Cultural Lélia Abramo, na Rua Carlos Sampaio, 305 (próximo à Paulista).
Campinas: “Contra o fascismo e em defesa da democracia! Punição para racistas, golpistas e genocidas! Pelo fim da fome e da violência contra a mulher, pela ampliação dos direitos trabalhistas e pelo aborto legal e seguro!”. A concentração será no Largo do Rosário, às 17h.
Santos: Concentração a partir das 17h na Estação da Cidadania. O tema é “Mulheres nas ruas em defesa da democracia. Punição aos golpistas e racistas”.

SERGIPE
Aracaju: Concentração com café da manhã, a partir das 7h, na Pça General Valadão. Haverá caminhada pelas ruas da cidade, além de panfletagem e diálogo com a população. Estão previstas apresentações culturais do Grupo Folclórico do Sintese e de mulheres artistas de Sergipe na Pça General Valadão.

PARÁ
Belém: Ato “Pela vida das mulheres por democracia, contra a fome e em defesa dos territórios e das originárias da Amazônia”. A concentração começa às 8h, no Largo do Redondo.

AMAZONAS
Manaus: Em defesa da democracia e dos direitos das mulheres, a concentração começa às 15h na Praça da Saudade. O trajeto seguirá, a partir das 16h, rumo à Praça São Sebastião.

TOCANTINS
Palmas: “Mulheres do Cerrado e da Amazônia em luta contra a violência e a fome! Por cidadania, soberania alimentar e Democracia! Sem anistia para golpistas!” acontece na Feira Livre do Aureny I.

RIO GRANDE DO NORTE
Natal: “Pela vida das mulheres: reconstruir o Brasil com democracia, contra o fascismo e pelo bem viver” às 15h, no Midway. A saída será às 16h.

PERNAMBUCO
Caruaru: No dia 11 de março, às 8h. O local de concentração está sendo definido.
Garanhuns: O ato de Garanhuns também acontece no dia 11 de março, com concentração na Praça da Fonte, às 18h.
Recife: “Mulheres nas ruas contra: o racismo, o feminicídio, o transfeminicídio, o encarceramento em massa, pela legalização do aborto, por uma democracia popular e sem anistia para golpistas” com concentração marcada para às 14h, na Treze de Maio.

Fonte: Marcha Mundial das Mulheres e CUT Brasil
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Rolar para cima