A presença das mulheres nos diferentes campos da arquitetura é tema de live do SASP

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que ocorre na próxima quarta-feira (8/3), o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo (SASP) promove uma roda de debates sobre a presença feminina nas diferentes áreas de trabalho da arquitetura e do urbanismo. Intitulada “Trabalho e o Campo de Atuação da Arquitetura e Urbanismo”, a live será realizada no dia 9 de março, a partir das 18h, no canal do YouTube do SASP. Compõem a mesa de discussão as diretoras da entidade Liana Perez, Giani Senefonte, Jane Marta da Silva, Angela dos Santos, Mariana Cicuto, Daniella F. Scarassatti, Marcia Helena Souza, Luzineide Brandão, Carolina Simom, Denise Simões de Sá e Lais Granado. A mediação fica por conta da Diretora de Relações Institucionais e Políticas Públicas do Sindicato, Marineia Lazzari Chiovatto.

“A arquitetura tem um campo de atuação muito vasto, e mesmo as mulheres sendo maioria da categoria, muitas dessas áreas ainda são majoritariamente dominadas por homens. O nosso desafio da equidade de gênero vai além de termos um número igualitário de profissionais nas obras. Muitas mulheres ainda enfrentam a falta de respeito, autoridade e um questionamento sobre suas capacidades técnicas”, explica Marineia. O objetivo do encontro será debater como lidar com o dia a dia da profissão, as mudanças necessárias no mercado de arquitetura e conhecer as oportunidades de trabalho que surgem, principalmente, em função das novas tecnologias na área.

A Diretora de Relações Institucionais ainda destaca que a atual gestão do SASP é formada por diferentes profissionais, como professoras, funcionárias públicas e arquitetas que atuam com habitação social, o que “amplia a troca de experiências e uma maior percepção da realidade nas diferentes frentes de trabalho”. A live também deve abordar a presença feminina no setor ambiental, de avaliações, perícias e regularização fundiária.

Rolar para cima