Arquitetos avaliaram as contas e debaterem projetos de comunicação

O painel sobre Finanças, Balanço e Sustentabilidade dos Sindicatos foi a primeira agenda interna que aconteceu no 48º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), na manhã de sábado (30/11), em formato virtual.

Mediando a mesa, o presidente do Sindicato de Arquitetos e Urbanistas do Estado da Bahia (Sinarq/BA) e secretário de Formação Sindical da FNA, Paolo Pellegrino, falou sobre a realidade que diversos sindicatos brasileiros vêm enfrentando. “Boa parte dos sindicatos do país estão vivendo uma situação muito ruim. Precisamos repensar esse modelo para nos fortalecermos.”

Iniciando a apresentação, a representante da VSS Contabilidade, Jennyfer Silveira, falou sobre a situação atual dos sindicatos de todos os estados. “Quando falamos de processos, objetivos e ideias, nunca podemos esquecer que precisamos andar ao lado da nossa realidade financeira. Desde 2017, todos os sindicatos foram atingidos por uma ‘deforma trabalhista’. “

Outro debate que ocorreu durante a atividade foi sobre a precarização na área de arquitetura e urbanismo que, também, tomou conta de diversas outras categorias profissionais. “Isso resultou em falta de verba para investir na melhoria da condição de trabalho destes profissionais”, ressaltou Jennyfer.

Além disso, foi apresentado o balanço das contas da Federação, que, após votação dos delegados, foi aprovado.

Comunicação sindical também foi tema de discussão

Liderada pela jornalista Carolina Jardine, a apresentação da Assessoria de Comunicação da FNA foi um espaço para debate de novas formas de comunicação sindical.

A diretora da Jardine Agência de Comunicação, empresa responsável pela assessoria de comunicação da Federação, apresentou o trabalho realizado ao longo do ano de 2024, além de projetar ideias de encaminhamentos e novas estratégias para o futuro.


Todo o debate que ocorreu nos painéis 1 e 2 foi focado na realidade dos sindicatos brasileiros que, desde o último governo brasileiro, vêm lutando para reerguer a luta sindical que sofreu muito ao longo dos anos. Desta forma, decidiu-se que novas agendas serão organizadas para decidir estratégias de atuação frente a esta realidade.

O 48º ENSA segue para seu último dia, durante a manhã de domingo (1º/12). Neste sábado, ainda será realizada a Cerimônia de entrega de Prêmios da FNA. A atividade terá transmissão ao vivo pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=VIg4nmi1_WA.

Confira a programação:

30/11 – Sábado – 48º ENSA

17h às 18h30: Entrega de Prêmios

1/12 – Domingo – 48º ENSA

9h30 às 11h: Mesa 4 – Deliberações e Moções – Aprovação do Regimento Eleitoral 2025
11h às 12h: Manifesto FNA sobre Cidades Resilientes

Rolar para cima