Proteção ao meio ambiente e novos processos de engajamento da comunidade são temas de capacitação, em São Paulo. Articulado pelo Movimento pela Direito à Moradia (MDM), em parceria de fomento com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), a formação busca oferecer uma atividade para implementar viveiros urbanos em um projeto de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) autogestionado, em São Paulo.
A programação prevê atividades nos dias 10, 13 e 23 de março. O evento é direcionado aos profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, lideranças comunitárias, funcionários do poder público e interessados na adoção de processos de ATHIS para autogestão. O seminário é gratuito. Mais informações estão disponíveis pelos telefones: (11) 2628-3417 / 5894-1053 e emails [email protected].
***Programação***
Seminário de formação em ATHIS com autogestão e sistemas de proteção ambiental
- Dia: 10 de março. Das 9h às 13h. Onde: Sede do MDM. Avenida Guarapiranga, 3658 (antigo 1660), São Paulo (SP).
-Trabalhos social e meio ambiente: como a ATHIS pode ajudar nessa aproximação? Com Tatiana Yamauchi Ashino (Arquiteta e Urbanista).
-Implantação de empreendimentos de HIS: estratégias para garantir a proteção ambiental e a qualidade das edificações. Com Rodrigo Duarte (Arquiteto e Urbanista).
-Implantação de viveiros urbanos com prática de ATHIS e geração de renda: possibilidades e desafios. Com William Yoshida (Arquiteto e Urbanista).
-Introdução e orientações para implantação de viveiros urbanos. Com Bruno Almozara Aranha (Engenheiro Florestal).
-Visitas técnicas à viveiros públicos da cidade de São Paulo
- Dia: 13 de março. Das 9h às 17h. (A CONFIRMAR)
-Viveiro Manequinho Lopes (Parque Ibirapuera – Vila Mariana, São Paulo)
-Viveiro Arthur Etzel (Parque do Carmo – Itaquera, São Paulo)
-Oficina in loco com os participantes para implantação do viveiro
- Dia: 23 de março. Das 9h às 17h.
-Onde: Sede do MDM. Avenida Guarapiranga, 3658 (antigo 1660), São Paulo (SP).
-Preparação do canteiro para instalação do viveiro; Construção do viveiro; Preparação do solo e dos recipientes para as mudas; Plantio das mudas e das sementes; Instalação de placas de identificação das mudas e das datas de plantio.