1º Seminário Nacional de Patrimônio reúne arquitetos e urbanistas em Ouro Preto (MG)

Começou em Ouro Preto (MG), nesta quarta-feira (13/07), a programação do 1º Seminário Nacional de Patrimônio – Caminhos para a Valorização da Arquitetura e Urbanismo. O evento reúne arquitetos e arquitetas, representantes de organizações da área e pesquisadores até o dia 16/07, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Objetivo é debater a valorização do patrimônio material e imaterial brasileiros. A programação prevê palestras, oficinas e a realização do 1º Encontro Nacional de Patrimônio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil).

Promovido pelo CAU Brasil, por meio das Comissões de Política Urbana e Ambiental (CPUA) e de Política Profissional (CPP), o Seminário Nacional de Patrimônio é realizado em conjunto com o CAU/MG e conta com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da UFOP. Representando a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a presidente da entidade, Eleonora Mascia, participou da mesa de abertura do evento. O secretário de organização e formação sindical, Danilo Matoso, integrou a mesa de debates sobre Política Nacional de Arquivos de Arquitetura.

Eleonora, que também está coordenando o Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), lembrou da tragédia urbana e ambiental que Ouro Preto vivenciou em janeiro, por causa das fortes chuvas. “Estamos não apenas numa cidade histórica, mas em um território que também sofre com o desmonte de políticas públicas importantes para a preservação do patrimônio”, afirmou. “Este momento requer união e precisamos das entidades atuando junto ao CAU para fortalecer a nossa pauta comum”, disse.

A 1ª vice-presidente do CAU Brasil, Daniela Sarmento, explicou que este evento dá continuidade aos debates realizados no Seminário Internacional de Gestão Inovadora de Bairros Históricos, que aconteceu em 2018, na cidade de São Paulo (SP). “Naquele encontro, muitos projetos começaram a ser construídos. Temos vários desafios para aprofundar e outros que já estão compreendidos”, afirmou. Daniela lembrou ainda que os debates desta semana devem refletir as propostas da Carta dos Arquitetos e Urbanistas aos Candidatos das Eleições 2022, proposta pelo CAU Brasil e pelo CEAU. Uma delas é o restabelecimento dos Ministérios da Cultura e das Cidades, resgatando as políticas públicas de proteção e recuperação do patrimônio cultural material e imaterial e da paisagem.

A partir deste encontro, o CAU propõe criar uma Câmara de Patrimônio, para fazer a interlocução com órgãos e entidades que se relacionam com o patrimônio material e imaterial, abordando temáticas como conjuntos urbanos, edificações, sítios e acervos de valor arquitetônico, histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Com informações do CAU Brasil.

Rolar para cima