A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) participou do 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT). O evento teve início na quinta-feira (19/10) e seguiu até domingo (22/10). Com a temática “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas”, o encontro, realizado na Expo Center Norte, em São Paulo (SP), propôs debates sobre os assuntos que devem nortear a organização de trabalhadores nos próximos anos. O evento também foi um momento de celebração dos 40 anos da CUT, completados em 28 de agosto.
Antecedendo a abertura do congresso, na manhã de quinta-feira (19/10), ocorreu a primeira Conferência Nacional do Macrossetor da Indústria da CUT. A presidente da FNA, Andréa dos Santos, participou do evento, reafirmando a posição do arquiteto e urbanista como parte do setor da construção civil. Nos dias seguintes, a presidente da federação integrou o congresso como delegada da Confederação dos Técnicos e Trabalhadores Universitários da CUT (Confetu), acompanhada da ex-presidente da FNA e atual presidente da Confetu, Eleonora Mascia.
Segundo a presidente da FNA, quando discutimos trabalho digno, ampliamos o debate para além do local de trabalho. “A importância de nossa participação no CONCUT é reforçar a necessidade de construção da luta dos trabalhadores nos seus locais de pertencimento, nas suas comunidades, incluindo no debate da defesa dos trabalhadores a defesa do direito às cidades e moradia para todos.”
Durante o 14º CONCUT foram aprovadas as resoluções políticas, organizativas e sindicais que orientam as ações da Central e suas entidades filiadas, além de eleita a direção e executiva nacional para o quadriênio 2023/2027. O evento, que também contou com momentos culturais de música, arte e literatura, reuniu delegadas e delegados sindicais de todos os estados e ramos, além de observadores e lideranças nacionais e internacionais.