FNA lamenta falecimento de Cláudia Pilla Damásio

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) lamenta o falecimento da arquiteta e urbanista Cláudia Pilla Damásio na noite de segunda-feira (23/10) em Porto Alegre (RS).

A arquiteta gaúcha graduou-se em 1993 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluiu o mestrado em Planejamento Urbano e Regional em 1996 e doutorado em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional em 2021.

Com experiência na área de política urbana, atuou, principalmente, nos temas de política habitacional, planejamento urbano, plano diretor e gestão urbana. 

Entre os anos de 1996 e 2005 foi servidora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Também exerceu o cargo de vice-secretária de Planejamento Urbano de Porto Alegre durante a gestão 2001-2004. Em 2006 fundou a empresa Latus Consultoria, atuando, majoritariamente, nas áreas de planejamento urbano municipal. 

Desde 2015, atuava como professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e, também, do Curso de Especialização Cidades: Gestão Estratégica do Território Urbano. Cláudia deixa marido e três filhos.

“Recebemos a notícia do falecimento de Cláudia com muito pesar. Além de uma profissional excelente, era uma amiga e grande parceira na luta por direito à moradia social e no planejamento urbano por cidades mais justas”, aponta a presidente da federação, Andréa dos Santos.

Rolar para cima