Seminário NUTAU/USP discute potencialidades dos recursos hídricos

Foi realizado durante os dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2016, no Auditório da Biblioteca Brasiliana  da Universidade de São Paulo (USP),  o XI Seminário Internacional do NUTAU/USP com o tema ÁGUAS: Projetos e Tecnologia para o Território Sustentável, que discutiu as  múltiplas potencialidades de nossos recursos hídricos, especialmente para os estudos ligados às novas tecnologias que envolvem a Arquitetura e o Urbanismo.

Com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e apoio das mais respeitadas entidades do setor, o evento contou com a presença de grandes protagonistas nacionais e internacionais ligados ao tema, entre professores, pesquisadores e profissionais de vários campos de atuação. Eles discutiram, durante os intensos dois dias, a questão tão essencial para a qualidade de vida em nossas cidades e regiões metropolitanas, percebido como um território vital para a maioria da população brasileira e mundial.

“Em sua natureza, as águas trazem, desde o início da civilização humana, imensas conectividades. Se reconhecidas como elemento significativo da geografia e da cultura dos lugares, as águas insinuam possíveis percursos alternativos, dentro de novos parâmetros de desenho territorial, marcados pela busca da sustentabilidade, e por diversas técnicas de recuperação das paisagens naturais e antrópicas”, afirmou a coordenadora geral do evento, Dra. Saide  Kahtouni.

Nos debates e mesas redondas, grandes profissionais da arquitetura e urbanismo nacional e internacional estiveram presentes, como os conferencistas Ruy Ohtake, o arquiteto Joris Pawels, associado sênior do escritório Zaha Hadid com sede em Londres, que falou sobre o projeto da nova sede administrativa do Porto de Antuérpia, um trabalho contratado pela companhia dos Portos de Antuérpia, cujo processo foi elucidado através da conferencista Greet Barniers.

Houve também as presenças do arquiteto Sidney Linhares, paisagista associado de Fernando Chacel, diretor da CAP, e do arquiteto e paisagista Benedito Abbud. Também o engenheiro belga David Monfort, de Liége, Bélgica, nos falando em sua conferência sobre a infra-estrutura portuária das hidrovias européias,  e o urbanista e paisagista professor Frederic Rossano, da Universidade de Estraburgo, França, com a sua conferência sobre as paisagens hídricas do continente europeu, em especial cidades nórdicas, entre outros participantes de diversas mesas-redondas.

Ainda, na programação, uma exposição com 48 projetos, propostas, estudos e produtos de pesquisa com foco nos temas  do Seminário e, culminando, ao final com a assinatura da “Carta da Água” pelas entidades de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Para os organizadores, o Seminário do NUTAU 2016 trouxe novos caminhos para o exercício da profissão em Arquitetura e Urbanismo, mostrando interfaces inéditas entre diversos campos da atuação cientifica e profissional, para a construção de territórios sustentáveis para o futuro harmonioso de nossas paisagens e arquiteturas. 

 

 

Rolar para cima