Vencedores do Concurso Memorial Covid-19 Fiocruz serão anunciados dia 21 de maio

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza concurso nacional de projeto arquitetônico e paisagístico do Memorial Covid-19 Fiocruz – Ciência e Saúde. O concurso, organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), segue para a fase de julgamento de propostas, que será realizada de 6 a 20 de maio.

O concurso registrou 93 inscrições homologadas e recebeu 88 propostas de projetos de equipes multidisciplinares de todo o país. Os vencedores do concurso serão anunciados em 21 de maio, com homologação do resultado no dia 23 de maio de 2024. Autores e autoras das três propostas mais bem classificadas serão premiados, sendo a equipe classificada em primeiro lugar contratada o para desenvolvimento dos projetos. 

Com o propósito de dedicar um espaço-símbolo, o Memorial Covid-19 Fiocruz – Ciência e Saúde se constitui enquanto ambiente estimulador às reflexões sobre o significado desse momento histórico vivenciado não somente no Brasil, mas no mundo.

O futuro espaço de memória será implementado no campus-sede da Fiocruz no bairro Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro, em uma área com 2.503,31 metros quadrados, adjacente ao conjunto da portaria da Avenida Brasil.

Quem coordena o concurso é o arquiteto e urbanista Cláudio Crispim. A comissão julgadora para a próxima fase do concurso é composta pelos(as) arquitetos(as) e urbanistas Eduardo Barra, Ernani Freire, Gloria Cabral, Luis Madeira e Regina Pontin, além da historiadora Cristina Meneguello e da médica Valdiléa Veloso, que analisará os trabalhos com base nas diretrizes técnicas, paisagísticas e de preservação do patrimônio histórico e cultural.

Imagem: Fiocruz

Rolar para cima