A UIA (International Union of Architects) anunciou os vencedores de seus Prêmios e da Medalha de Ouro 2017. Fundada em 1961, os Prêmios UIA são entregues a cada três anos para “honrar os profissionais cujas qualidades, talentos e ações tenham tido um impacto internacional nos diversos setores da prática arquitetônica”. Neste ano, o secretariado considerou um total de 46 indicações.
A principal honraria desta organização, a Medalha de Ouro UIA (criada em 1984), foi atribuída este ano ao arquiteto japonês Toyo Ito. A distinção é considerada a maior honra concedida a um arquiteto vivo por seus colegas. Os vencedores anteriores incluem I.M. Pei (2014), Álvaro Siza Vieira (2011), Teodoro Gonzalez de Leon (2008), Tadao Ando (2005), Renzo Piano (2002), Ricardo Legorreta Vilchis (1999), Rafael Moneo (1996), Fumihiko Maki (1993), Charles Correa (1990), Reima Pietila (1987) e Hassan Fathy (1984).
Os outros vencedores deste ano foram:
– Prêmio Auguste Perret para Tecnologia Aplicada na Arquitetura – Nikolay Shumakov (Rússia)
– Prêmio Jean Tschumi para Crítica Arquitetônica ou Educação – Professor Ashraf M Salama (Egito)
– Prêmio Robert Matthew para Melhoria da Qualidade de Assentamentos Humanos – Carin Smuts (África do Sul)
– Prêmio Vassilis Sgoutas reconhecendo soluções inventivas implementadas na arquitetura para reduzir a pobreza e indigência – Hoang Thuc Hao (Vietnã)
Os vencedores receberão suas medalhas em uma cerimônia de premiação, a ser realizada em 6 de setembro, durante o 25º Congresso Mundial da UIA em Seul, na Coréia do Sul.