Sindicatos debatem formatação de ENSA Virtual

Representantes dos sindicatos ligados à Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), juntamente com a diretoria executiva e conselhos fiscal e consultivo da FNA, debateram projetos para o 44º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), a ser realizado de 1º a 6 de dezembro. Primeira edição virtual, o evento ainda está sendo formatado, com previsão de agendas intercaladas entre os principais temas que envolvem a profissão. Com o slogan “O trabalho transforma o espaço: arquitetura e urbanismo nas periferias do mundo”, o 44º ENSA será momento de debater a situação das cidades pós-pandemia e preparar a agenda de discussões para 2021, quando o encontro ocorrerá junto ao Congresso da UIA – União Internacional dos Arquitetos, no Rio de Janeiro/RJ.

A presidente da FNA, Eleonora Mascia, frisou os ganhos advindos dos encontros virtuais na agenda de debates da federação. “O formato do Ensa de 2020 nos permitirá amplificar o debate e chegar a um maior número de pessoas, integrando outras entidades e projetos. Também é um desafio porque o ambiente virtual é algo novo para um evento deste porte”, frisou. Além das lives próprias e manifestações políticas, lembrou ela,  a FNA vem sendo procurada pelo setor como canal de conversa com os profissionais. “O momento é de usarmos nossos canais para dar espaço para as pessoas se colocarem e se aproximarem dos sindicatos e da federação.”

Durante a reunião, Eleonora apresentou relatório de questionário encaminhado aos sindicatos sobre as preferências para o evento. Entre os assuntos listados estão 1) Impactos da Reforma Trabalhista; 2) Articulação para as políticas urbanas; 3) Assistência técnica e fomento a escritórios populares; 4) Patrimônio cultural e estratégias de resistência; 5) Trabalho e tecnologia, entre outros. Também está sendo planejada agenda cultural construída em conjunto com os participantes.

A ex-presidente da FNA e integrante do conselho consultivo Valeska Peres Pinto mencionou a preocupação de abrir um momento de reflexão sobre a pandemia e seus impactos. “Toda nossa atividade vai ter que se transformar e é importante que tenhamos uma reflexão sobre os impactos das mudanças.”

A próxima reunião do Conselho de Representantes da FNA ocorrerá no dia 29 de setembro, das 20h às 22h.

Rolar para cima