O Circuito de Cinema Saladearte recebe nesta terça-feira (06/09), em Salvador (BA), um combo de cultura, literatura e cinema. A partir das 18h, ocorre o lançamento do livro “Poemas para resistir: o caso Braskem” e os filmes “Braskem passou por aqui: a catástrofe de Maceió” e “Ucrânia, Otan vs Russia”, do escritor, cineasta, teatrólogo e ativista social, Carlos Pronzato. A exibição das produções audiovisuais começam às 19h e seguirão com um debate na presença do diretor e convidados. O evento é gratuito, aberto ao público e conta com o apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado da Bahia (Sinarq-BA) e do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios da Bahia (Sincotel-BA). A distribuição dos ingressos acontece a partir das 17h na Saladearte Cinema do Museu (Av. Sete de Setembro, 2.195, Museu Geológico, Vitória). Maiores informações no telefone (71) 3338-2241.
Confira mais detalhes sobre as obras:
A Braskem passou por aqui, a catástrofe de Maceió – Direção de Carlos Pronzato.
O documentário relata o drama das vítimas e o silêncio das autoridades responsáveis pelas rachaduras e afundamentos no solo, que atingem ao menos quatro bairros de Maceió (AL). A catástrofe resultou em mais de 15 mil residências destruídas em 250 hectares e mais de 65 mil moradores expulsos. Após um tremor de terra ocorrido em fevereiro de 2018 no bairro do Pinheiro, onde surgiram as primeiras rachaduras. Contudo, após um ano, outros bairros apresentaram o mesmo problema, como o Mutange, Bebedouro e Bom Parto. Ao estudar as razões do problema, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) identificou que a extração de sal-gema, feita durante quatro décadas pela Braskem, sem a fiscalização das autoridades públicas, foi a causa do desastre. Toda essa destruição ocasionada pela ganância da Braskem está registrada sob a visão do cineasta. Ao longo da construção do documentário, Pronzato conta o quanto se impressionou ao ver inúmeros imóveis desocupados. ” É impactante ver as rachaduras. É impressionante. Conseguimos driblar os tapumes para entrar nos imóveis. Não conseguimos entrar nas minas. É impressionante. E a noite piora, porque não conseguimos fazer entrevistas. Durante os percursos encontramos uma cidade perdida. Apenas da compensação da Braskem, os moradores perdem sua história. Teve gente que nasceu no local e perdeu tudo, é muito triste. Isso por causa da negligência de uma empresa, pois tinham tudo para prever a tragédia. Nunca tinha visto algo do tipo”, afirmou o cineasta ao se deparar com uma “cidade perdida, um cenário de guerra”.
UCRÂNIA, OTAN vs RÚSSIA – Direção de Carlos Pronzato e Lois Pérez Leira.
A obra dirigida por Carlos Pronzato e Lois Pérez Leira apresenta o ponto de vista de analistas internacionais sobre rumo da guerra entre a Rússia e a OTAN. O documentário privilegia pontos de vista não difundidos nós grandes meios de comunicação fazendo um contraponto a mídia hegemônica ocidental. Entre os entrevistados estão: Atilio Borón, Adolfo Perez Esquivel, Stella Calloni, Jorge Elbaum, Jorge Kreyness, Silvana Jarmoluk, Alejandro Rusconi.