Rio Capital e Correios lançam eBook e exposição virtual

O Rio de Janeiro ganhou uma exposição virtual e um e-book. Em continuidade ao lançamento do bloco selos especiais Série América: Arquitetura, os Correios e o Rio Capital Mundial da Arquitetura lançam O Meu Rio: depoimentos e selos postais sobre a Cidade Maravilhosa. Um projeto que engloba uma exposição virtual filatélica com a história da cidade em selos e um e-book com depoimentos de personalidades sobre seus lugares preferidos.

A exposição virtual, disponível no Blog da Filatelia, fala sobre a história da arquitetura do Rio de Janeiro através de selos postais. Esse tour começa pelo Cristo Redentor, um dos símbolos mais icônicos da cidade e do Brasil, passando pelo Pão de Açúcar, com a representação de selos antigos como a Série Madrugada Republicana (1894). Continua com um passeio pela Orla de Copacabana, em seu calçadão de pedras portuguesas, indo até o Maracanã, um dos estádios mais famosos do mundo e cenário de tantos jogos e também dos Jogos Olímpicos em 2016. Passando também pelo Jardim Botânico, Parque Nacional da Tijuca, Paço Imperial e Pedra da Gávea, com um acervo detalhado de selos memoráveis.

– O Rio se destaca por ter representação de cinco séculos de arquitetura e eminência histórica desde os tempos coloniais, qualificando a cidade como destaque para emissão postal -, destaca a arquiteta e urbanista Valéria Hazan, diretora-executiva do Rio Capital.

O eBook, produzido pelo Rio Capital, o primeiro de uma série de seis livros virtuais, já está disponível neste link e traz histórias da ligação afetiva de arquitetos e personalidades com a Cidade do Rio de Janeiro, além de pontos e recantos que marcaram sua vida.

O Rio é a segunda casa de muitos que buscaram ali uma nova forma de viver e se realizar, é palco de espetáculos de dimensões exorbitantes que consolidaram nos mais diversos lugares: Parque Olímpico, Maracanã, Cidade das Artes, Teatro Municipal. E é nele que também se encontra a beleza e a simplicidade das paisagens naturais: Lagoa Rodrigo de Freitas, Floresta da Tijuca.

Uma cidade que remonta mais de 5 séculos de história em que a arquitetura acompanha a sua evolução e modernização. Não perca essa oportunidade e conheça a história em selos e depoimentos de personalidades em seus lugares preferidos da Cidade Maravilhosa.

O Meu Rio – eBook, exposição virtual e também com o bloco da Série América UPAEP: Arquitetura à venda na loja virtual dos Correios.

Parceria entre RCMA e Correios enaltece o título inédito de Rio Capital Mundial da Arquitetura

A Cidade do Rio de Janeiro recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e da União Internacional dos Arquitetos (UIA) o título de Capital Mundial da Arquitetura, concedido pela primeira vez a uma cidade que será sede do Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2021 Rio, que ocorrerá entre os dias 18 a 22 de julho de 2021.

O título confere à Cidade Maravilhosa, além do reconhecimento, o compromisso com o seu passado, representado pelo rico patrimônio histórico; o seu presente representado pelos desafios de um período marcado pela crise sanitária mundial causada pelo novo coronavírus; e o seu futuro, que vem sendo planejado em alinhamento à agenda urbana da Organização das Nações Unidas – ONU – para 2030, através do Plano de Desenvolvimento Sustentável.
Visando a celebração da titulação como Capital Mundial da Arquitetura UNESCO.UIA, foi prevista uma programação de múltiplos eventos culturais com o engajamento da sociedade civil.

Esta programação, organizada através de um chamamento público de projetos culturais chancelou mais de 250 projetos, na forma de exposições, lançamentos de livros, seminários, palestras, shows, que tem como principais temas a arquitetura e o urbanismo das cidades do Brasil e do mundo. Muitos ocorreram de forma virtual, outros foram adiados em função da pandemia.

A iniciativa dos Correios de homenagear a arquitetura brasileira, através dos selos comemorativos da SÉRIE AMÉRICA – UPAEP: ARQUITETURA é muito bem-vinda neste momento em que se comemora este título inédito. Este bloco entrou em circulação em 08 de novembro de 2020, dia Mundial do Urbanismo, e possui quatro selos focalizando a área portuária do Rio de Janeiro. A emissão retrata locais ainda não enaltecidos da Cidade Maravilhosa pela filatelia brasileira. As fotografias utilizadas nos selos foram disponibilizadas pela RIOTUR – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, também parceira neste projeto.

Fonte: Assessoria RCMA

Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Rolar para cima