Reunião Ampliada da FNA e sindicatos ocorre neste fim de semana

A  Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) realiza neste sábado e domingo (30 e 31 de maio), em Campinas (SP), Reunião Ampliada com a diretoria dos Sindicatos de Arquitetos dos estados. O encontro, que seria realizado na sede regional do SASP, foi transferido para o Hotel Monreale (avenida Aquidaban, 280), no Centro de Campinas.

 

No sábado pela manhã, das 9h30 às 12h30, será abordado o tema Conjuntura Econômica e Política, com palestra sobre os cenários internacional e nacional e seus impactos nas políticas públicas e na sociedade brasileira. O convidado é o historiador Valter Pomar, secretário executivo do Foro São Paulo. À tarde, das 14h às 16h50, o tema é Agenda Política em Curso, abordando a atual correlação de forças políticas e estratégias de ação das organizações dos trabalhadores e movimentos populares. O palestrante é Rogério Giannini, psicólogo com trabalhos na área de educação popular, presidente do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo e secretário de Relações do Trabalho da CUT/SP.

 

Para encerrar a programação de sábado, das 17h10 às 20h, e discorrer sobre Políticas Urbanas e Reforma Urbana, foram convidados dois palestrantes: Anderson Kazuo Nakano, arquiteto e urbanista, mestre em Estruturas Urbanas e Ambientais pela USP, pós-graduado em Gestão Urbana e Ambiental pelo Institute for Housing and Urban Development (IHS) e professor de Desenvolvimento Urbano e Direito Imobiliário da Fundação Getúlio Vargas (FGV); e Caio Santo Amore, professor da FAU/USP que leciona em cursos de Arquitetura e Urbanismo desde 2005 e atua profissionalmente na ONG Peabiru – trabalhos comunitários e ambientais, assessorando movimentos e organizações populares em projetos e obras de produção habitacional autogestionária, bem como órgãos do poder público em estudos urbanos, projetos habitacionais e processos de urbanização de assentamentos precários.

 

“O objetivo é apresentar um balanço crítico das políticas urbanas na última década, passando pelo Minha Casa Minha Vida, o novo marco legal representado pelo Estatuto da Metrópole, revisão dos Planos Diretores (2016) e seus significados face à luta pela Reforma Urbana, tendo por objetivo resgatar o debate e estimular a atuação crítica dos sindicatos e da FNA no tema”, explica o presidente da FNA, Jeferson Salazar, sobre o painel de encerramento do dia.

 

No domingo (31 de maio), das 9h às 17h, além das questões internas de organização da FNA e sindicatos, serão votadas as deliberações e encaminhamentos.

Rolar para cima