Requerimento pede aumento de 19,99% no salário de servidores públicos por perdas inflacionárias no Governo Bolsonaro

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) enviou um requerimento pedindo Audiência Pública para discutir reajuste remuneratório de servidores públicos na Câmara dos Deputados. O documento pede o aumento salarial de 19,99% de funcionários de todas as categorias, que não recebem atualizações há três anos. A reivindicação corresponde a perdas inflacionárias de 2019 a 2021. Nessa quarta-feira (02/02), data que marca a abertura dos trabalhos legislativos de 2022, os trabalhadores realizaram atos em todo o Brasil, e cobraram do governo Bolsonaro tratamento igualitário, além de seguir reivindicando o cancelamento da PEC 32, da reforma Administrativa.

De acordo com a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), Eleonora Mascia, esse reajuste é necessário, pois todas as categorias, além dos arquitetos e urbanistas, estão sendo constantemente prejudicadas. Além disso, ela acredita que o requerimento movimentará as pautas do governo que, até então, não manifestou qualquer intenção de atender a demanda. “Essa discussão tem caráter emergencial. É preciso mostrar a luta de todos os servidores e colocar essa pauta no centro da agenda”, salienta.

Para debater o tema, o documento pede a presença de representas do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef), do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos e Socioeconômicos (Dieese) e da Secretaria de Gestão de Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia (SGP).

Crédito: Reprodução/Fonasefe

Rolar para cima