A Rede Favela Sustentável participa da Semana Mundial da Energia, que acontece de 27 a 29 de maio no Congresso Nacional, em Brasília. O evento realiza diálogos focados em pautas críticas para uma transição energética com justiça socioambiental no Brasil. A comitiva é formada por 19 mobilizadores de favelas do Grande Rio de Janeiro, aliados técnicos e organizações parceiras para fomento de debate sobre energia limpa e justa. Confira a programação completa em bit.ly/RFSProgramacaoBrasilia.
Juntas, as comunidades representadas pela delegação contam com mais de 1,2 milhão de habitantes. As pautas abordadas são a renovação das concessões da energia elétrica, tarifa social e a energia solar social, levando questões sobre o acesso e a qualidade da energia que chega à favela, acessibilidade de tarifas e a adoção de energia solar, com finalidade de proporcionar autonomia e sustentabilidade às comunidades.
A agenda também contempla uma reunião pública junto de depoimentos com as histórias de moradores impactados e soluções desenvolvidas pelos próprios territórios. Também há agenda de reuniões particulares com autoridades na ANEEL, Ministério de Minas e Energia, Ministério das Cidades e Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso.