Rede BR Cidades divulga agenda coletiva com propostas para as cidades do Brasil

A rede BrCidades, constituída por uma ampla rede de ação coletiva convergente em torno da agenda urbana, está apresentando um conjunto de propostas que visa incluir na pauta política nacional o tema cidades e despertar a sociedade civil para um debate de médio e longo prazo. Foram cerca de dois anos de discussão, com a participação de movimentos sociais, entidades técnicas, estudantis e profissionais (arquitetos e urbanistas, engenheiros, advogados, assistentes sociais, geógrafos, médicos), além de professores e pesquisadores de 23 universidades do país. A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) integra a iniciativa, marcando presença nas discussões que culminaram na construção coletiva da pauta que contou também com a contribuição dos 16 núcleos estaduais do BrCidades.

O lançamento da Agenda Urbana BrCidades: por um projeto para as cidades do Brasil acontece no dia 7 de março, às 9h30min, na Ocupação 9 de Julho ( rua Álvaro de Carvalho, 427, São Paulo). Para participar é preciso fazer inscrição preenchendo dados neste formulário.

A Agenda BrCidades parte da premissa de que a redemocratização do Brasil somente avançará através das cidades. Atualmente, as cidades brasileiras são a expressão de uma das sociedades mais desiguais do mundo e permanecem invisíveis não apenas para o Poder Público, mas para a sociedade em geral. São mais de 6 milhões de famílias sem uma moradia digna, 35 milhões de pessoas sem acesso à rede de abastecimento de água e 100 milhões sem acesso à rede de coleta e tratamento de esgoto.

As propostas elencadas no documento (anexo) são apenas a primeira versão dessa construção coletiva que pretende ser contínua. Os próximos passos serão dados para aprofundar temas como geração de renda, emprego, combate à desigualdade nas cidades, agenda urbana anti-racista, agenda especial para pequenas e médias cidades, aquecimento global, segurança alimentar, entre tantos outros temas trazidos por meio de contribuições.

Acesse aqui o documento 

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Rolar para cima