Prêmio Caixa Melhores Práticas reconhece Cooperativa Habitacional Esperança

A Cooperativa Habitacional Esperança, que trabalha com a produção social de moradias por meio de práticas coletivas por autogestão e ajuda mútua em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, recebeu o Prêmio Caixa Melhores Práticas 2015. O reconhecimento foi entregue no início de dezembro à líder comunitária Jurema Constâncio, coordenadora da União por Moradia Popular (UMP) no Rio de Janeiro e conselheira do ConCidades.

 

“Quando você está organizado, não há barreiras. Não há barreiras se pensar no coletivo e não no individual. Hoje alcancei coisas que jamais imaginei”, ensina Jurema, que já esteve até na África relatando sua experiência à frente de movimentos sociais por direito à moradia e em defesa da função social da terra. Já são duas décadas de militância para ajudar a transformar vidas.

 

Com moradias concluídas em maio deste ano, a Cooperativa Habitacional Esperança foi um projeto colaborativo com recursos do Minha Casa Minha Vida Entidades do qual participaram cerca de 200 pessoas de 70 famílias. Mais da metade são mulheres solteiras e mães de família. Como a maioria nunca trabalhou com obra, as tarefas são divididas de acordo com as experiências e habilidades.

 

Enquanto alguns vão colocar a mão na massa, literalmente, outros ficam responsáveis por atividades igualmente importantes para o andamento da obra. O grupo se divide em comissões de obra, cozinha, creche mobilização e financeiro. Embora sejam tarefas distintas, todas as horas trabalhadas são contabilizadas da mesma forma, explica Jurema.

 

Em 20 anos à frente de projetos de construção por autogestão e ajuda mútua, a líder comunitária contabiliza iniciativas de sucesso. A primeira foi a Cooperativa Habitacional Shangri-lá, quando 29 famílias construíram casas sobrepostas em uma propriedade coletiva de 1200 metros quadrados. Logo depois, em 2001, surgiu a Cooperativa Herbert de Souza, que reúne 20 famílias em área de 600 metros quadrados, ambas com recursos de uma igreja católica alemã.

 

O próximo mutirão para construção coletiva, adianta Jurema, será o Quilombo da Gamboa, no Centro do Rio de Janeiro. O projeto envolve 116 famílias. Para dar início à obra, o que deve ocorrer em 2016, é preciso aguardar lançamento do Minha Casa Minha Vida 3.

 

Saiba mais sobre o Prêmio Caixa Melhores Práticas

 

O Prêmio Caixa Melhores Práticas valoriza projetos sustentáveis que provocaram impacto na qualidade de vida nas comunidades em que atuam. Vinte iniciativas foram reconhecidas no dia 1º de dezembro durante a cerimônia de entrega dos troféus. Esta foi a 9ª edição do prêmio, que tem como objetivo divulgar experiências bem-sucedidas e estimular que sejam replicadas país afora.

 

Ao todo, foram inscritas 330 iniciativas. Os 20 projetos selecionados serão inscritos em premiações internacionais. Todas apresentaram resultados concretos e foram desenvolvidas por governos locais, entidades públicas, organizações da sociedade civil ou agentes privados.

 

Em 2016, as práticas premiadas participarão das etapas de reaplicação – por meio da realização de oficinas de Melhores Práticas –, divulgação e disseminação por meio do compartilhamento de experiências do banco, participação em exposições sobre o tema, publicações externas, eventos de divulgação e exposição fotográfica itinerante.

 

* Com informações da Agência Caixa de Notícias

Rolar para cima