Pandemia antecipa debate sobre desastres futuros 

A pandemia de Covid-19 expõe a importância de se ter planejamento, organização e ações coordenadas de curto, médio e longo prazo nas cidades, além de antecipar a urgência de lidar com situações de desastres que ainda estão por vir. A afirmação é do arquiteto e urbanista da Fiocruz Luís Madeira, que participou da primeira live promovida pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Ao lado da arquiteta e urbanista Natália Cidade, que é doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os profissionais debateram virtualmente, na noite de quarta-feira (13/5), sobre os reflexos do novo coronavírus no presente e futuro e como os profissionais da área podem agir para contribuir com o avanço da saúde pública. A live foi mediada pelo vice-presidente da FNA, Ormy Hütner Jr.

Para Madeira, para além da situação de emergência que o mundo está enfrentando atualmente, a pandemia serve para explicitar a situação de desigualdade que se vive no Brasil e a importância de fortalecer o princípio de equidade na sociedade. “Não é só um compromisso ético, mas um princípio que lida com a segurança das pessoas de forma geral”, afirmou. Segundo o arquiteto e urbanista, é necessário, inclusive, debater esses aspectos na formação de novos profissionais.

As mudanças nos cursos de graduação também deram o tom da fala de Natália. Segundo a pesquisadora, é preciso rever as prioridades tanto da formação dos arquitetos e urbanistas quanto de suas atuações de forma a contemplar projetos voltados para áreas menos valorizadas ou que muitos não sabem como acessar. “É preciso ter pró-atividade. Às vezes, a gente acaba ficando muito fechado e esperando as respostas chegarem. A gente não tem como saber quais são essas respostas se a gente não pensar junto”, pontuou. A arquiteta e urbanista também abordou a relevância da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) e dos movimentos populares e autônomos nas comunidades que mais sofrem com a Covid-19.

Os arquitetos e urbanistas ainda falaram sobre a origem da pandemia. Segundo eles, o vírus que preocupa países de todo o mundo não é um fato ocasional, mas reflexo da falta de cuidado com o meio ambiente e com a relação de uso entre o ser humano e o planeta. “Uma pandemia como essa era previsível”, afirmou Hütner Jr. Madeira conclamou os seguidores que acompanharam a live, que reuniu arquitetos e urbanistas de diferentes regiões do país, a plantarem a semente da mobilização ao redor de temas pertinentes e que ecoem como engajamento que merecem. “Só a luta nos salva”, pediu.

O vídeo completo da transmissão pode ser conferido no canal do YouTube da FNA.

Foto: Reprodução Youtube

Rolar para cima