A transformação dos espaços urbanos pelo paisagismo e pela arte será a tônica da 5° edição do Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística (CIAP). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), acontece entre os dias 28 e 30 de abril na capital paulista.
De acordo com a presidente da ABAP Nacional, Luciana Schenk, o objetivo do evento é mostrar a transformação de espaços por meio do contato da arquitetura e do urbanismo com os campos artísticos e suas representações. “A paisagem guarda este vínculo fundamental com a cultura, representa nosso patrimônio, nossa memória, nossa história”, explica. A relevância do tema escolhido, para ela, está no fato de a paisagem ser a relação entre as pessoas e o que as cercam. “Arquitetos e urbanistas projetam experiências”, diz.
Para o arquiteto e urbanista e integrante da diretoria executiva da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) Ormy Leocácio Hutner Júnior – que atua em projetos e execuções do paisagismo para telhados e paredes verdes – o evento traz a oportunidade de os profissionais reconhecerem a importância da paisagem urbana e natural como uma expressão artística que se modifica ao longo do tempo, proporcionando diferentes percepções do espaço. “A arquitetura paisagística é uma combinação de arte e ciência com o propósito de modificar e criar novos lugares” complementa.
Durante o CIAP, estão previstas abordagens de diversos campos de conhecimento ligados ao paisagismo, assim como da prática profissional e de sua relevância para os arquitetos e urbanistas. A programação incluiu ainda temas como representação contemporânea e experiências paisagísticas fotográficas no Brasil. A abertura do evento será realizada no CineArte do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2075), no dia 28, com a exibição do documentário “Filme Paisagem: um olhar sobre Roberto Burle Marx”. O Auditório Ariosto Mila da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), também receberá palestras e apresentações nos dias 29 e 30, para as quais ainda há vagas, que podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].