O déficit habitacional brasileiro e a habitação de interesse social serão os principais focos do 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC). Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento ocorrerá de 15 a 17 de maio no Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link http://bit.ly/2ZwYF7L. A programação pode ser conferida em http://bit.ly/2PwDmib.
Um dos debates reunirá as comissões de Habitação de Interesse Social (CHIS) e de Indústria Imobiliária (CII), no dia 17, para tratar sobre o mercado imobiliário do futuro. O objetivo é discutir as transformações no setor, o impacto das novas tecnologias e as mudanças de comportamento dos consumidores. Conforme o vice-presidente da área de Habitação de Interesse Social da CBIC, Carlos Henrique Oliveira Passos, os programas sociais nessa área atendem uma demanda que continuará presente no futuro. “É uma oportunidade de entender como nós, do lado da oferta, podemos tratar da questão”, comenta. No mesmo dia, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade realizará um painel sobre revisão de normas de desempenho, assunto fundamental para o setor de habitação social. “As normas são importantes para melhorar o desempenho das empresas e, assim, agregar valor às unidades”, acrescenta o vice-presidente da CBIC.
A nova lei de licenciamento ambiental também estará em pauta em painel com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, assim como o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). “É um tema que interessa muito ao mercado porque o licenciamento é uma regra e obrigação para quem trabalha com o PMCMV”, diz Passos. Para ele, o ENIC é um local propício para discutir possíveis melhorias para o PMCMV, já que o evento contará com a presença tanto de empresários, como de representantes do governo.