Obra sobre a transformação territorial de Conde/PB estará no Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste

A Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) estará representada na segunda edição do Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de abril em Fortaleza, no Ceará, com o arquiteto e urbanista Flávio Tavares, natural da Paraíba. Durante o evento, Tavares integrará o lançamento do livro ‘Agir Local – Gestão Territorial e Democrática / Uma experiência em Conde/Paraíba/Brasil’. O profissional conta que é um compilado de experiências que ocorreram entre 2017 e 2020 na gestão pública municipal de Conde, localizado na região metropolitana de João Pessoa, chefiada pela prefeita Márcia Lucena.

A obra, produzida por ele e outros seis escritores, foi fruto de um edital de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), de 2021, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), e mostra as políticas públicas territoriais e habitacionais aplicadas na cidade. “Essas experiências de gestão territorial foram laboratórios de inovação e de criatividade que conseguiu surtir muitos efeitos. É uma espécie de guia para as administrações públicas, gestores, técnicos, profissionais e estudantes da área”, destaca. O lançamento do livro, no evento em Fortaleza, ocorrerá em dois momentos: no dia 7/4 (quinta-feira) e no dia 8/4 (sexta-feira). Ainda de acordo com Tavares, a organização do Fórum disponibilizará espaços para que a obra fique exposta e que haja, nos intervalos da programação, falas sobre o desenvolvimento dos processos. Na visão do arquiteto, o livro ser lançado no Fórum Popular representa um marco para os profissionais. “Retrata bem essa visão de democracia de uma nova política territorial e habitacional que foque nas pessoas e nos territórios mais vulneráveis, que é o mote do livro”, ressalta.

Sobre o Fórum
Nesta segunda edição, o Fórum terá como tema central a assessoria técnica popular como plataforma pelo direito de habitar. O evento é organizado por seis grupos que atuam em diversas cidades do Nordeste: Taramela ATAC (Fortaleza/CE), Coletivo Quintau (Fortaleza/CE), Centro de Defesa Ferreira de Sousa (Teresina/PI), CAUS Cooperativa (Recife/PE), Trapiche EMAU (Aracaju/SE) e Coletivo Escalar (Salvador/BA). As inscrições são gratuitas, mas limitadas. Das 150 vagas disponibilizadas, 45 delas são para inscrições sociais, que contemplam pessoas negras, transgêneros, mães chefes de família, indígenas, quilombolas e moradores de comunidades tradicionais, integrantes de movimentos sociais e estudantes cotistas. O restante, 105 vagas são destinadas para inscrições gerais. Mais detalhes da programação do II Fórum é possível encontrar no link: https://forumpopularne.wixsite.com/2forum/programa%C3%A7%C3%A3o

1 comentário em “Obra sobre a transformação territorial de Conde/PB estará no Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste”

  1. Pingback: Obra sobre a transformação territorial de Conde/PB será lançada no II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste – sinarqrn

Comentários encerrados.

Rolar para cima