Novas Cidades 2021: primeiro debate ‘Arquitetura e Saúde’ é nesta quinta-feira

A construção de cidades melhores, mais justas e igualitárias. Essa será a pauta das lives que acontecem durante todo o mês de julho, reunindo integrantes do CEAU, especialistas e representantes de comunidades.

Ao final do ciclo ‘Novas Cidades 2021′, será encaminhada Carta aos Candidatos às Eleições Municipais’, documento que apontará as urgências para a transformação das cidades brasileiras. O projeto é uma iniciativa do CAU/BR, em parceria com IAB, FNA, AsBEA, ABEA, ABAP e FeNEA.

O primeiro debate acontece nesta quinta-feira (9), às 18h30, com o tema Arquitetura e Saúde: como a arquitetura e urbanismo e o paisagismo podem melhorar a saúde nas moradias, nos espaços públicos e no planejamento das cidades?

A live ocorre simultaneamente ao lançamento conjunto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) da publicação “Integrando Saúde ao Planejamento Urbano e Territorial”. “Idealmente, as cidades são planejadas para padrões adequados de vida e trabalho, crescimento econômico sustentável, desenvolvimento social, sustentabilidade ambiental, melhor conectividade, mas o ‘porquê’ no centro de todas essas coisas se resume à saúde física e mental e ao bem-estar”, afirma a diretora do Departamento de Saúde Pública, Meio Ambiente e Determinantes Sociais da Saúde da OMS, Maria Neira.

A Chefe de Planejamento, Finanças e Economia do ONU-Habitat, Laura Petrella, explica que o planejamento urbano e territorial fornece uma estrutura para alinhar e transformar os ambientes construídos e naturais. “Colocar a saúde humana e ambiental no centro do processo e dos princípios de planejamento urbano e territorial permitirá que todo o potencial de nossas cidades e territórios proporcione ambientes mais saudáveis e resilientes”.

A jornalista Cristina Serra vai receber para o debate a arquiteta e urbanista Simone Cynamon Cohen, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a deputada federal Carmen Zanotto (relatora da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus na Câmara dos Deputados); a sanitarista Karine Santana, professora da Escola Bahiana de Medicina; e o líder comunitário Gilson Rodrigues, coordenador nacional do G10 das Favelas.

Os participantes do primeiro debate:

Deputada Federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC)
Enfermeira. É deputada federal por Santa Catarina e presidente da Frente Parlamentar Mista de Saúde, relatora da Comissão Externa de Enfrentamento ao coronavírus e terceira Procuradora Adjunta da Câmara dos Deputados. Foi vereadora e secretária Municipal de Saúde de Lages (RS) e de Estado em Santa Catarina. Tem especialização em Administração Hospitalar e em Recursos Humanos.

Simone Cynamon Cohen
Arquiteta e urbanista. É professora da Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz e líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Local: Determinantes Sociais da Saúde e Ambiente e Habitação Saudável, certificado pelo CNPq. Integra o Centro Colaborador da OPAS – Meio Ambiente e Saúde Pública. Tem especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, é doutora e mestre em Saúde Pública e tem pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo

Karine Santana
Sanitarista/pesquisadora na área de Saúde. É professora de Saúde Coletiva na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e na Residência Multiprofissional em Clínica da Pessoa e da Família. Atua principalmente em políticas públicas de saúde, determinantes sociais da saúde, epidemiologia social, vigilância em saúde, saúde da população negra e educação em saúde. É doutoranda em Medicina e Saúde.

Gilson Rodrigues
É coordenador nacional do G10 das Favelas e líder comunitário em Paraisópolis/São Paulo. Fundou projetos esportivos e culturais, como a Orquestra e Ballet de Paraisópolis

O ciclo prosseguirá com os seguintes temas:

Dia 14/-07: “Cidades Sustentáveis” (Urbanismo e meio ambiente: como reinventar as cidades no pós-pandemia?);

Dia 16/07: “Governança e Financiamento” (Cidades não se fazem de improviso. Como torná-las menos desiguais?);

Dia 21/07:“Paisagem e Patrimônio” (Qualidade de vida nas cidades:paisagens e história);

Dia 23/07: “Mobilidade e Inclusão” (Circulando pela cidade: novas dimensões da mobilidade urbana).

Dia 28/07: Mesa Conclusiva, encaminhamento da elaboração da “Carta aos Candidatos”.

A transmissão das lives ocorrerá pelas plataformas digitais do CAU/BR, das demais entidades e pelo portal UOL.

 

Rolar para cima