O membro do Conselho Consultivo da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Newton Burmeister, receberá homenagem durante noite de premiações que compõe as atividades do 48° Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), realizado em formato virtual de 29/11 a 01/12.
Arquiteto e urbanista gaúcho formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Burmeister foi vice-presidente da Federação entre 1983 e 1986 e, em seguida, presidente da FNA em eleição nacional no mandato de 1986 a 1988. Ele também foi presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) de 1972 a 1973. Profissional reconhecido na luta sindical, teve participação na nota de desagravo de entidades sindicais sobre relatório holandês voltado à enchente de Porto Alegre e foi premiado com o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs) em 2023.
Burmeister foi um dos protagonistas na história do direito à moradia, integrando a comissão coordenadora de trabalho de Assistência Técnica à Moradia Econômica (ATME), antecessora da atual Assistência Técnica de Interesse em Habitação Social (ATHIS), desenvolvida com Clóvis Ilgenfritz da Silva, Carlos Maximiliano Fayet e Cláudio Roberto Z.D Casaccia.
O arquiteto teve grande participação nas organizações municipais de Porto Alegre, promovendo o desenvolvimento da capital gaúcha, sendo secretário do Planejamento Municipal por duas gestões (1993 a 1996 e 1997 a 2000) e secretário Municipal de Obras (1989-1992).
Com marcante trajetória profissional, é homenageado por trazer a visão das comunidades no futuro das cidades incorporando a cidadania como elemento essencial para o desenvolvimento urbano e da arquitetura e urbanismo.
Foto: Arquivo